GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

A estreia do longa-metragem “Monster” em solo brasileiro, obra dirigida por Kore-eda Hirokazu, transpõe as barreiras culturais e introduz um cinema que contempla a introspecção e a complexidade das relações humanas. Inserindo-se no contexto do cinema japonês contemporâneo, a obra, que estreou no final do ano no Brasil e segue em cartaz em 14 cidades no país, afasta-se dos paradigmas narrativos convencionais, propondo uma reflexão profunda sobre dinâmicas familiares e sociais em contextos extremos.

'Monster' - Divulgação
‘Monster’ – Divulgação

Neste filme, vencedor do “Queer Palm” no Festival de Cannes de 2023 (prêmio dedicado à melhor obra queer do ano), Kore-eda tece uma narrativa ao redor de uma figura maternal confrontada com alterações comportamentais enigmáticas em seu filho. Esse ponto de partida desencadeia uma exploração multifacetada de temas como o bullying, as dissonâncias familiares e as complexidades da violência no ambiente escolar.

A estrutura narrativa de “Monster”, enriquecida pelas perspectivas da mãe, do professor e da criança, oferece um mosaico de experiências e percepções, expondo a intricada teia de relações e emoções humanas.

'Monster' - Divulgação
‘Monster’ – Divulgação

O roteiro de Yuji Sakamoto distingue-se pela sua abordagem crua e realista das interações humanas, evitando o melodramático em favor de um realismo mais sóbrio e contemplativo. Com “Monster”, Sakamoto levou o prêmio de “Melhor Roteiro” no Festival de Cannes em 2023.

A trilha sonora, última obra do compositor Ryuichi Sakamoto, complementa a narrativa com uma sutileza que transcende o auditivo, atuando como um elemento narrativo subliminar que guia o espectador pelas camadas emocionais da história.

'Monster' - Divulgação
‘Monster’ – Divulgação

Visualmente, “Monster” se afirma como um estudo sobre o minimalismo e a expressividade, onde cada enquadramento, cada movimento de câmera, contribui para a construção de um ambiente que é tão narrativo quanto os personagens. Kore-eda utiliza o espaço cinematográfico não apenas como um cenário, mas como um componente ativo na narrativa, explorando os espaços silenciosos entre as palavras e os gestos para contar sua história.

Assista ao trailer:

“Monster” é distribuído no Brasil pela Imovision, uma distribuidora com mais de 35 anos de presença no mercado cinematográfico nacional. Estabelecendo-se como uma das principais incentivadoras de cinema no Brasil, a Imovision tem um histórico de lançar mais de 600 filmes. Em seu catálogo, destacam-se obras de renomados diretores internacionais e nacionais, além de filmes que foram premiados em festivais de prestígio mundial, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Com um foco consistente em títulos de qualidade, a Imovision também é conhecida por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos cinematográficos significativos, incluindo o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano, contribuindo para a diversidade e riqueza da oferta cinematográfica no país. Para conferir as obras que estão na plataforma de streaming Reserva Imovision, entre neste link.

Kore-eda Hirokazu

Nascido em Tóquio, Kore-eda Hirokazu solidificou seu nome como um dos maiores cineastas autorais japoneses. Ao longo de sua carreira, acumulou mais de 190 prêmios e indicações nos festivais de cinema mais prestigiados do mundo, incluindo o Oscar e o Festival de Cannes.

O diretor começou como assistente de direção em documentários televisivos antes de lançar seu primeiro longa-metragem, que foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Esse marco projetou sua promissora carreira profissional.

Entre seus filmes mais notáveis estão “Assunto de Família” (2018), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional e ganhou a Palma de Ouro em Cannes, “Ninguém Pode Saber” (2003), indicado à Palma de Ouro, “Pais e Filhos” (2013), vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, e “Depois da Tempestade” (2016).

'Monster' - Divulgação
‘Monster’ – Divulgação

FICHA TÉCNICA

Título original: “Kaibutsu”
Direção: Kore-eda Hirokazu
Roteiro: Sakamoto Yuji
Produção: Minami Ichikawa, Ryo Ota, Kiyoshi Taguchi, Hajime Ushioda, Kenji Yamada,
Tatsumi Yoda
Direção de fotografia: Ryûto Kondô
Direção de arte: Keiko Mitsumatsu
Música: Ryuichi Sakamoto
Montagem: Kore-eda Hirokazu
Figurino: Kazuko Kurosawa
Gênero: Drama
País: Japão
Ano: 2023
Tempo: 126 min
Classificação: A definir
Elenco: Sakura Ando, Eita Nagayama, Soya Kurokawa, Hinata Hiiragi, Mitsuki Takahata,
Akihiro Kakuta, Shidô Nakamura, Yûko Tanaka




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente