O Museu da Diversidade Sexual (MDS), em São Paulo, preparou uma agenda diversificada para dezembro, com atividades que celebram a cultura, a memória e o diálogo sobre diversidade LGBTQIA+. A programação inclui cursos, oficinas, debates e ações especiais sobre HIV em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS.

Programação diversa
Um dos destaques é o curso “História do Cinema Brasileiro LGBTQIA+”, ministrado pelo cineasta Lufe Steffen. O curso acontece nos dias 3, 4, 11 e 12 de dezembro, das 19h às 21h, no Centro de Empreendedorismo e Formação, e analisa a trajetória do cinema LGBTQIA+ no Brasil, com foco na valorização de acervos históricos e culturais.
Na última quarta-feira (04), o MDS recebeu o projeto “No Shay! Ava Jam no MDS”, que utilizou a dança vogue e a cultura ballroom para trabalhar expressão corporal e competências socioemocionais. A atividade culminou em uma apresentação pública, realizada das 18h às 21h.
O “Rolezinho LGBTQIA+: Memória do HIV/AIDS em São Paulo” ocorre no dia 8 de dezembro, das 15h às 18h. Conduzido por Pisci Bruja, o passeio explora a história do HIV e da AIDS no centro da cidade, promovendo reflexões sobre o ativismo antissorofobia na atualidade.
Outra atividade de destaque é a “Oficina de Tradução: Do Chileno Marika para o Bajubá (e vice-versa)”, no dia 9 de dezembro, das 14h às 17h. A oficina, realizada em parceria com a Biblioteca Cuir, do Chile, propõe um diálogo literário e cultural ao traduzir gírias LGBTQIA+ entre os dois países.
Serviço
Curso: História do Cinema Brasileiro LGBTQIA+
- Datas: 3, 4, 11 e 12 de dezembro
- Horário: 19h às 21h
- Local: Centro de Empreendedorismo e Formação – São Paulo
- Inscrições: Já encerradas
Rolezinho LGBTQIA+: Memória do HIV/AIDS em São Paulo
- Data: 8 de dezembro
- Horário: 15h às 18h
- Local: Museu da Diversidade Sexual
- Inscrições: Gratuitas, via documento oficial
Oficina de Tradução: Do Chileno Marika para o Bajubá (e vice-versa)
- Data: 9 de dezembro
- Horário: 14h às 17h
- Local: Museu da Diversidade Sexual
- Inscrições: Gratuitas, via formulário oficial
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














