Organizado pelo renomado quadrinista norte-americano Justin Hall, o livro reúne mais de 330 páginas com mais de 90 histórias, proporcionando um panorama abrangente dos quadrinhos criados por artistas fora da cis-heteronormatividade.
Capa de ‘Fora do Padrão’ (Imagem: Divulgação)
Alison Bechdel, Ralf König, Nazario, Dan Savage, Trina Robbins, Jennifer Camper e Howard Cruse são alguns dos nomes notáveis que contribuem para essa obra histórica. A edição brasileira inclui um prefácio inédito assinado pelo pesquisador e autor de quadrinhos Chris Gonzatti, bem como um texto da cineasta e quadrinista trans Lana Wachowski. Além disso, artigos contextualizam e oferecem perspectiva histórica sobre a produção dos artistas presentes na compilação.
Lançado como o título inaugural do selo O Grito! HQ, que faz parte da Revista O Grito!, um site especializado em arte e cultura com sede no Recife, “Fora do Padrão” destaca uma produção artística que discute temas complexos, desde o ativismo político até questões identitárias.
Entre os assuntos tratados pela HQ, estão a epidemia do HIV, a luta contra a homofobia, a sexualidade e os relacionamentos amorosos. Ou seja, uma visão única sobre as esperanças, medos e fantasias da comunidade LGBTQIA+, além de oferecer comentários e reflexões sobre a relação dessa comunidade com a sociedade em geral.
A obra está disponível para compra no site loja.revistaogrito.com e pode ser encontrada em livrarias e comic-shops em todo o Brasil.
Uma das páginas de ‘Fora do Padrão’ (Imagem: Divulgação)
Uma das páginas de ‘Fora do Padrão’ (Imagem: Divulgação)