GAY BLOG BR by SCRUFF

A fim de compartilhar reflexões teóricas e historiográficas sobre a comunidade LGBTI+, Renan Quinalha lança o livro “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias”. Publicada pela Autêntica Editora, a obra, atualmente em pré-venda, estará disponível a partir de 10 de junho.

Quinalha, referência em estudos da diversidade sexual e do gênero, é professor de direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No livro, ele faz um levantamento do processo histórico do movimento LGBTI+ no Ocidente, especialmente em países como Alemanha, Estados Unidos e Brasil

“Movimento LGBTI+” é uma publicação da Coleção Ensaios, coordenada por Ricardo Musse, professor de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Além de trazer uma linguagem acessível para iniciantes, o livro também serve  como base para quem deseja se aprofundar na história do movimento LGBTI+

O autor utiliza conceitos para opinar sobre a questão identitária, a politização e o engajamento necessário para o futuro. Segundo Quinalha, o livro “coloca-se como um convite à ação política e à luta por igualdade, diversidade e democracia”. “Em tempos de autoritarismos e conservadorismos morais, nada como a história para nos ensinar e inspirar nas resistências do presente“, afirma ele.

Renan Quinalha (Foto: Juliano Vieira)

Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias

“Movimento LGBTI+” está dividido em três partes. Na primeira, Quinalha desenvolve uma introdução às principais questões conceituais do campo do gênero e da sexualidade. Ele apresenta um panorama para que, em seguida, os leitores possam interpretar as estratégias e as agendas de mobilizações LGBTI+ no mundo e, especialmente, no Brasil. 

Na segunda parte, o autor faz um recorte histórico de ações marcantes dentro da conjuntura ocidental, começando com um capítulo específico sobre a Alemanha, seguido da emergência do ativismo nos Estados Unidos após a Segunda Grande Guerra. Além disso, traz destaque ao pioneirismo dos grupos homófilos da década de 1950 e aos coletivos que surgiram a partir da Rebelião de Stonewall

O movimento LGBTI+ brasileiro ganha visibilidade no capítulo final. No livro, Quinalha utiliza o conceito de “ciclos” em vez de “ondas” e  busca historicizar o desenvolvimento das principais bandeiras, sujeitos e organizações do ativismo organizado no Brasil. O autor ainda une as duas partes anteriores, conceituais e históricas, para opinar como ativista da causa LGBTI+.

“MOVIMENTO LGBTI+: Uma breve história do século XIX aos nossos dias” (Foto: Divulgação)

MOVIMENTO LGBTI+: Uma breve história do século XIX aos nossos dias 

Autor: Renan Quinalha
Coleção: Ensaios
Páginas: 192
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-5928-168-8
Livro físico: R$ 54,80 (pré-venda)
Editora: Autêntica Editora




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)