GAY BLOG BR by SCRUFF

Um grupo se senta à mesa para partilhar uma refeição. Alguém anuncia que irá morrer. O grupo não mais existirá. A cena, que ressoa ecos do relato bíblico da última ceia de Cristo, serve como ponto de partida para a nova criação apresentada no SESC Pompeia: A última ceia”, espetáculo concebido a partir da dramaturgia e direção de João Turchi, em colaboração com um elenco composto por artistas LGBTQIA+ com vivências marcadas pela religiosidade, o exílio simbólico e a reinvenção coletiva.

'A Última Ceia' - Crédito: Museu de Arte de São Paulo
‘A Última Ceia’ – Crédito: Museu de Arte de São Paulo

A obra, que ocupa o palco até 7 de setembro de 2025, é estruturada em duas partes. Na primeira, o público assiste a um dispositivo cênico que remete a uma peça-palestra. As intérpretes — Aivan, Alê Tradução, Dourado, Patrícia Borges, Suzy Muniz, Tatiane Arcanjo e Veronika Verão — compartilham memórias relacionadas à imagem canônica de A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci, e às figuras dos apóstolos, a partir de suas trajetórias pessoais. O quadro, que estava presente na parede da casa de acolhida onde o grupo se formou, opera como ícone fundante de uma mitologia vivida, reinterpretada e, agora, performada.

A estrutura, no entanto, se desestabiliza: atritos emergem, artistas deixam o palco, e o próprio cenário — uma plataforma de 6×10 metros — é desmontado. Essa decomposição material e simbólica espelha a fragilidade dos coletivos, a inevitabilidade do fim e o desejo de permanência. “Esse pode ou não ser nosso último espetáculo. Nesses nove anos de trajetória, essa sempre foi uma questão e, desta vez, quisemos explorar essa ideia”, afirma Turchi.

Um episódio emblemático do processo de criação é incorporado à dramaturgia: após leitura conjunta da Bíblia, todas as intérpretes desejaram encenar Judas. A disputa pelo papel, tratada em cena com certo tom lúdico, termina nas mãos do público, que escolhe quem o representará. A decisão carrega tensões simbólicas evidentes: quem trai quem, e em nome do quê? Como se dá a negociação entre a história e os corpos que ela excluiu?

Com elenco majoritariamente trans, peça 'A Última Ceia' estreará em São Paulo
Com elenco majoritariamente trans, peça ‘A Última Ceia’ estreará em São Paulo (Foto: divulgação/Carole Lessire)

A segunda parte do espetáculo se ancora em outro gesto ritual: o jantar. Inspirada por uma tradição maranhense narrada por Suzy — segundo a qual, em velórios, serve-se o prato favorito da pessoa falecida como forma de homenagem — a montagem oferece ao público uma refeição real. O gesto, carregado de significação, reintegra o coletivo à cena e transforma os espectadores em partícipes do rito.

A opção por manter visível toda a operação técnica do espetáculo sublinha sua proposta de transparência. A videoperformer Laysa Elias (também diretora técnica), a artista sonora Podeserdesligado e a iluminadora Iara Izidoro estão em cena, reafirmando a ideia de que não há bastidores quando se trata da exposição da vida como matéria artística.

Com elenco majoritariamente trans, peça 'A Última Ceia' estreará em São Paulo
Com elenco majoritariamente trans, peça ‘A Última Ceia’ estreará em São Paulo (Foto: divulgação/Werner Strouven)

A trilha sonora do espetáculo é composta por uma curadoria inusitada que reflete a multiplicidade de referências que atravessam as artistas: de Mariah Carey a Elba Ramalho, passando por Edwin Hawkins, Calcinha Preta, Bach e o funk, a seleção constrói uma polifonia emocional que tensiona o sagrado e o profano, o épico e o cotidiano.

“O quadro do Leonardo da Vinci se tornou a imagem mais significativa da última ceia de Cristo. Ela venceu essa narrativa. Então, se essa for a nossa última peça, queremos controlar qual é a imagem que vamos deixar para o mundo”, afirma Turchi, evidenciando a intenção de disputar visualidades e narrativas a partir de corpos que historicamente foram apagados ou simbolicamente marcados como marginais.

A peça chega ao SESC Pompeia após ter passado por palcos europeus e segue para uma turnê internacional que inclui Paris, Hamburgo, Marselha, Glasgow e Leeds. Também integra a programação da 36ª Bienal de São Paulo, configurando-se como uma das intervenções cênicas mais potentes do circuito atual.

Com elenco majoritariamente trans, peça 'A Última Ceia' estreará em São Paulo
Com elenco majoritariamente trans, peça ‘A Última Ceia’ estreará em São Paulo (Foto: divulgação/Anna Van Waeg)

Serviço

A última ceia – espetáculo-jantar
📍 SESC Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo – SP
📅 28 de agosto a 7 de setembro de 2025
🕗 Quartas a sábados às 20h, domingos às 18h
🕓 Sessão extra em 5 de setembro às 16h
💬 Sessões com Libras: 30/08 e 05/09
🔞 Classificação indicativa: 18 anos
⏱ Duração: 90 minutos
🎟 Ingressos em: sescsp.org.br


Ficha Técnica
Criação: MEXA
Direção e dramaturgia: João Turchi 
Performance e cocriação: Aivan, Alê Tradução, Dourado, Patrícia Borges, Suzy Muniz, Tatiane Arcanjo e Veronika Verão
Vídeo performer, criação de vídeo e direção técnica: Laysa Elias 
Assistência de direção e de movimento e performance: Lucas Heymanns 
Trilha sonora, sound design e performance: Podeserdesligado 
Luz e performance: Iara Izidoro 
Produção executiva: Francesca Tedeschi (Casa do Povo)
Produção da temporada: Cibele Lima
Figurino: Anuro Anuro e Cacau Francisco 
Cenário: Vão
Direção de arte: Lu Mugayar
Direção vocal: Dourado 
Integraram parte do processo criativo: Anita Silvia, Daniela Pinheiro e Gustavo Colombini
Colaboração dramatúrgica: Olivia Ardui 
Pesquisa e consultoria artística: Guilherme Giufrida
Produção: MEXA 
Coprodução: Kunstenfestivaldesarts, Casa do Povo, Kampnagel – Internationales Zentrum für Schönere Künste
Agradecimentos especiais: Esponja, Ana Druwe, Benjamin Seroussi, Marcela Amaral, Felipe Martinez

O MEXA é um grupo associado à Casa do Povo




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente