O espetáculo “Crepúsculo das Máscaras”, que mistura tragédia e comédia, ganhou nova temporada no Terraço do Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. A peça, que reestreou no último domingo (1) e é ambientada em um cemitério, aborda vivências LGBTQIA+ relacionadas ao processo de autodescoberta e aceitação. As apresentações seguem até 22 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, às 19h. A entrada é gratuita.
Narrativa construída com histórias reais
Idealizado, escrito e protagonizado por Marlon Vares, o espetáculo é fruto de entrevistas e depoimentos coletados ao longo de quatro anos. O autor relata que a ideia surgiu de conversas informais com amigos LGBTQIA+, que compartilharam suas experiências ao se declararem. “Percebi que havia muitos pontos em comum nessas histórias, mesmo sendo pessoas de lugares e contextos diferentes. Essas dores e emoções similares me inspiraram a criar a peça”, conta.

Uma das características marcantes da peça é a interação com o público. Em três momentos ao longo da apresentação, a plateia escolhe entre duas opções de narrativas, determinando o rumo da história. Isso garante que cada apresentação seja única, incentivando os espectadores a retornarem para assistir às histórias não exploradas. “Na primeira temporada, no Teatro Gonzaguinha, muitos comentaram que queriam voltar para assistir às outras cenas que não conseguiram ver. Foi gratificante ver o entusiasmo do público”, ressalta o autor.
Símbolos de transição e autodescoberta
Segundo informações da assessoria de imprensa, o título “Crepúsculo das Máscaras” representa a transição entre se esconder e se revelar para o mundo. Na história, o protagonista usa máscaras para entrar nas histórias de pessoas que passaram por processos de aceitação: “Quando o personagem veste uma máscara, ele adentra a história da pessoa que a usou no momento exato em que se assumiu, seja para alguém ou para si mesmo”.

Apesar de abordar questões como preconceito e autodescoberta, o espetáculo traz um tom lúdico e cômico. O protagonista utiliza humor e ingenuidade para passar por temas difíceis.
Serviço
Local: Terraço do Parque das Ruínas
Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ,
Datas: 1, 7, 8, 14, 21 e 22 de dezembro
Horário: Sempre às 19h
Ingressos: Gratuito
Duração: 60min
Classificação: 14 anos
Ficha técnica
Idealização: Marlon Vares
Dramaturgia: Aline Santos e Marlon Vares
Elenco: Marlon Vares e Pérola Acioly
Direção coletiva
Direção de Movimento: Daniel Cintra
Cenografia: Cachalote Mattos
Figurino e Caracterização: Carla Costa
Assistente de Figurino e Caracterização: Thiago Manzotti
Mascareiro: Rodrigo Sàngódáre
Iluminação: Cris Ferreira
Diretor Musical e Musicista: Rel Rocha
Direção de Produção: Ítalo Leal
Produção Executiva: Aline Santos
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Ambientada em cemitério, peça ‘Crepúsculo das Máscaras’ reflete autoaceitação LGBT
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














