Nesta quarta-feira (04), o clássico “As Bruxas de Salém”, de Arthur Miller, estreia no Teatro Casa Grande, no Leblon, Rio de Janeiro. Com direção de Renato Carrera, a montagem reúne 15 atores e atrizes, entre eles Carmo Dalla Vecchia, e segue em temporada até 5 de outubro.

As Bruxas de Salém, 1953
Escrita em 1953, durante o período do macarthismo nos Estados Unidos, a peça utiliza o episódio dos julgamentos de bruxaria na cidade de Salém, em 1692, como metáfora para a perseguição política e ideológica. A obra, dividida em quatro atos, mostra como o medo e a histeria coletiva podem ser usados como ferramentas de manipulação e repressão.
No enredo, o fazendeiro John Proctor (Marcel Giubilei) rompe com sua amante Abigail Williams (Elisa Pinheiro), sobrinha do reverendo Páris (Carmo Dalla Vecchia). Após Abigail ser flagrada liderando jovens em um ritual na floresta, acusações de bruxaria ganham força e chegam à Corte Suprema, presidida pela juíza Danforth (Vannessa Gerbelli). A sequência de denúncias leva a condenações e expõe os limites da intolerância.
Confira a sinopse oficial
Na puritana cidade de Salém, rumores sobre a existência de bruxas aterrorizam o povoado. Após flagrar um grupo de jovens mulheres lideradas por Abigail Williams (Elisa Pinheiro) dançando na floresta, o reverendo Páris (Carmo Dalla Vecchia) convoca um exorcista para investigar a situação. Um tribunal se instaura, colocando o fazendeiro John Proctor (Marcel Giubilei) diante da Corte Suprema (Vannessa Gerbelli) para defender sua família e sua honra.

“Eles estão no subterrâneo da alma, nesses lugares desconhecidos onde o ser humano esconde mentiras e falsas verdades, manipulações, “bruxarias” do que deseja, pulsões sexuais ou religiosas”, comenta Renato Carrera. “Trazemos essa história, esses personagens, para os dias de hoje quando retiramos a carga de época da peça, com um figurino e um ambiente mais contemporâneo”, revela o diretor.
A peça evidencia como o discurso da Corte — “Ou estás com esta corte, ou estás contra ela” — ecoa em diferentes épocas, revelando como a lógica binária e autoritária atravessa os séculos. A encenação questiona até que ponto sociedades reproduzem perseguições históricas em novos formatos.
“Revisitarmos o Bruxas nos dias de hoje comunica diretamente com a nossa sociedade e a contemporaneidade do que está havendo no mundo. Existe ainda uma caça às bruxas no racismo, na lgbtfobia, na misoginia… É muito poderoso acessarmos uma história de séculos atrás, e ver que talvez nossa sociedade não tenha avançado tanto assim. Já que nossa máquina política ainda é movimentada e alimentada por notícias falsas, pelo negacionismo, uma adoração a um deus que não aceita as diferenças e nem olha ao próximo, além de incitação proposital ao medo e da histeria coletiva”, declara Marcel Giubilei.

Ficha técnica
De Arthur Miller
Tradução: José Rubens Siqueira
Dramaturgismo: Patrícia Pinho
Direção: Renato Carrera
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Elenco: Carmo Dalla Vecchia (Reverendo Páris), Vannessa Gerbelli (Juíza Danforth), Elisa Pinheiro (Abigail Williams), Patrícia Pinho (Elizabeth Proctor), Marcel Giubilei (John Proctor), Isabel Pacheco (Sra. Ana Putnam), José Karini (Reverendo Hale), Fernanda Sal (Mary Warren), Daniel Braga (Ezekiel Cheever, Hathorne e Hopkins), Bela Carias (Betty Páris), Clarisse Deussane (Mercy Lewis), Flávia Freitas (Tituba), Izabella Almeida (Susana Walcott), Lindomar Francisco (Guiles Corey) e Maria Adélia (Rebecca Nurse).
Cenário: Daniel de Jesus
Iluminação: Dani Sanchez
Figurino: Dani Ornellas e Biza Vianna
Trilha Sonora: Gustavo Benjão
Sonorização: Thiago Pinto
Preparação Vocal: Carol Futuro
Direção de Movimento: Maria Alice Poppe
Direção de Imagem e Videomapping: Carolina Godinho
Operação de Câmera: Hugo Souza
Assistente de Direção: Gabriel Flores
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Programação Visual e Vídeo Teaser: Daniel de Jesus
Fotos de Divulgação: Naná Moraes
Gestão de Redes Sociais: Lead Comunicação
Produção Executiva: Natasha Arsenio
Assistente de Produção: Marilene Ribeiro
Assistente de Comunicação: Rafael Prevot
Assistente Financeiro: Ingryd Cardozo
Assistente de Coordenação Geral: Lisandra Alves
Coordenação Geral: Marcel Giubilei
Idealização: Marcel Giubilei e Renato Carrera
Serviço
As Bruxas de Salém
Temporada: de 4 de setembro até 05 de outubro de 2025
Quinta à sábado às 20h e domingo às 18h
Local: Teatro Casa Grande
Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Loja A, Leblon, Rio de Janeiro
Ingressos: à venda na bilheteria do teatro ou antecipadamente pelo Eventim: https://www.eventim.com.br/artist/teatro-casa-grande/bruxas-de-salem-3934963
Duração: 150 minutos
Classificação: 14 anos
Carmo Dalla Vecchia estrela comédia policial interativa em São Paulo
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














