O espetáculo “Selva: Solidão”, um monólogo escrito por Jefferson Almeida e Vinicius Teixeira, estreia nesta sexta-feira, 11 de abril, nos palcos do Rio de Janeiro, com apresentações no Teatro Sérgio Porto, localizado no bairro do Humaitá.
Estrelado por Vinícius Teixeira no papel de três diferentes personagens, o espetáculo conta com produção da A Marica Latina e ficará em cartaz por tempo limitado, até o dia 20 de abril. As apresentações acontecem às 20h nas sextas e sábados, e às 19h aos domingos. A peça busca explorar, de forma sensível e profunda, as experiências de solidão no contexto LGBTQIA+.

Na peça “Selva: Solidão”, três homens gays têm seus caminhos entrelaçados: Jonathan, atendente de fast food; Luiz Felipe, garoto de programa; e Antônio, professor universitário aposentado. A partir do desenvolvimento de suas trajetórias e das relações que se formam entre eles, o espetáculo convida o público a refletir sobre os impactos de crescer sendo uma pessoa LGBTQIA+ em uma sociedade heteronormativa — e sobre a solidão persistente que atravessa a vivência dessa comunidade.
Segundo Vinícius, em comunicado à imprensa, há uma grande expectativa de que a peça consiga alcançar e dialogar com um público ainda mais amplo. “Selva: Solidão” aborda a temática da solidão LGBTQIAPN+ e funciona como um espelho: por meio das vivências dos personagens, o público é levado a reconhecer comportamentos recorrentes dentro da própria comunidade, muitos dos quais são profundamente prejudiciais, tanto no nível individual quanto coletivo.
“Pensar que, a partir das reflexões propostas pela peça, o público pode repensar essas atitudes e transformá-las de forma prática em suas vidas me faz perceber a importância de trazer essa história de volta aos palcos”, afirma o ator.

Após o sucesso da 1ª temporada, realizada em novembro de 2024, o ator fala da expectativa da chegada de “Selva: Solidão” no Teatro Sérgio Porto.
“Cada temporada é muito importante para que a peça siga acontecendo. Acredito muito nas reflexões que essa história propõe, e sinto que a solidão é um tema que tem feito parte da realidade de muitos de nós. Eu espero que, nessa nova temporada, o espetáculo consiga continuar levando pessoas ao teatro. Nessa nova localização, a nossa expectativa é que o público abrace o espetáculo de uma forma tão calorosa quando o da primeira temporada, e que possamos continuar estabelecendo conexões e diálogos potentes para um público cada vez mais amplo”, revela.
Além disso, Vinícius destaca a importância de valorizar dramaturgias originais escritas e pensadas por pessoas LGBTQIA+, tanto no teatro quanto no cinema, na literatura e em outros espaços da sociedade — especialmente no Brasil, país que lidera as estatísticas de violência contra pessoas LGBTQ+.

Recentemente, o ator também protagonizou o filme “O Melhor Amigo”, ao lado de Gabriel Fuentes. No longa, ele interpreta Lucas, que viaja sozinho para o litoral do Ceará em meio a uma crise no relacionamento. Lá, reencontra Felipe (vivido por Fuentes), um antigo amigo da época da faculdade. Juntos, os dois mergulham nas intensas e musicais noites de Canoa Quebrada, enquanto sentimentos antigos vêm à tona.
“As duas produções têm propostas bastante distintas”, explica Vinícius. “Enquanto ‘O Melhor Amigo’ traz uma atmosfera leve, solar e divertida, ‘Selva: Solidão’ é um espetáculo denso, que nos confronta com as dores de crescer e viver como uma pessoa LGBTQIAPN+. Mostrar a nossa realidade é um ato transformador, pois ajuda a impulsionar mudanças nesse cenário. Mas, ao mesmo tempo, acredito que também é essencial existirem obras que retratem a nossa comunidade de forma romântica e leve. Isso é poderoso na construção de um imaginário coletivo voltado para um futuro mais feliz. É uma grande alegria poder dar vida a personagens LGBTQIAPN+ em narrativas tão diferentes, com linguagens diversas e complementares”, conclui.
SERVIÇO
“Selva, Solidão”
Temporada: 11 a 20 de abril
Local: Teatro Sérgio Porto
Endereço: Rua Visconde de Silva, s/n (ao lado do nº 292), Humaitá – Rio de Janeiro
Dias: sextas, sábados e domingos
Horários: sextas e sábados às 20h; domingos às 19h
Capacidade: 98 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Drama, LGBTQIAPN+
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Vendas online: https://encurtador.com.br/pwi4b
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Jefferson Almeida e Vinicius Teixeira
Direção: Jefferson Almeida (@almeida_jefferson)
Elenco: Vinicius Teixeira (@vinitei)
Iluminação: Livs (@livs___livs)
Assistente de direção: Victor Seixas (@victorseixasoficial)
Preparação de elenco: Daniel Chagas (@danitchagas)
Direção de Movimento de Vogue: Gabriel Querino (@querinog)
Direção Musical: Rafael Lorga (@rafaellorga)
Direção de arte: Taísa Magalhães (magalhainze)
Direção de produção: Vinicius Teixeira
Coordenação de produção: Isaac Belfort (@belfortisaac)
Produtora executiva: Manuela Hashimoto (@manuhashimoto)
Fotos de divulgação: Masina Pinheiro e Gal Cipreste (@masinapinheiro e @galcipreste)
Fotos de ensaio: Arthur Quintella e Diogo Nunes
Design gráfico: Ronieri (@ronieri__)
Vídeos de divulgação: Stone Art Films (@stone.artfilms)
Assessoria de imprensa: MercadoCom (@mercadocombr)
Coprodução: Belfort Produções (@belfortproducoes)
Realização: A Marica Latina (@amarica.latina)
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














