Nesta semana, a Gana Coletiva estreia o espetáculo de dança e performance “ROXA“, que aborda a identidade de gênero de corpos não binários e a condição de pessoas que vivem com HIV. As apresentações ocorrem em diversos teatros de São Paulo, começando no Teatro Mars de 5 a 7 de agosto, passando pelo Centro Cultural da Diversidade de 10 a 12 de agosto, Teatro Alfredo Mesquita de 23 a 25 de agosto, e encerrando no Teatro Arthur Azevedo de 30 de agosto a 1º de setembro.

A trama
Concebido e performado por Andrew Tassinari, conhecide como Roxa Caótica, com direção e dramaturgia de Cassiano Fraga, “ROXA” utiliza a autobiografia de Roxa para explorar temas essenciais na existência de pessoas LGBTQIA+. “Eu sou uma acumuladora, tenho muita dificuldade de desapegar dos objetos. Por isso, fazer o ROXA faz parte de um processo de cura pra mim. Vou conseguir ressignificar e dar um uso real para algumas coisas da minha casa“, comenta Tassinari.
O espetáculo aborda a não generidade dos vestuários e a incomunicabilidade dessas questões dentro de estruturas familiares conservadoras, além de repensar o conceito de “lixo” e a relação que temos com objetos materiais.
Confira a sinopse oficial
Andrew Tassinari, mais conhecide como Roxa Caótica, convida o público para conhecerem ROXA. Partindo de sua autobiografia, traz à tona questões elementares da sua história e do universo queer. Através de uma estética própria, Roxa nos provoca a olharmos para a identidade de gênero não binária, para a condição das pessoas que vivem com HIV e, a partir dessa experiência, convoca a todes para, em resistência ao ódio e a intolerância, celebrarmos nossas corpas, nossas identidades e nossas vidas.

Produção do espetáculo
Segundo informações da assessoria de imprensa, a dramaturgia de “ROXA” foi construída a partir de perguntas como: “Como podemos repensar o mundo a partir da história de Andrew? Como dançar a violência e humanizar corpos em movimento? Como criar uma estética não binária de movimento?” A cenógrafa Denise Fujimoto e a iluminadora Nara Zocher criaram um cenário-instalação com materiais coletados, enquanto os figurinos de Guma Joana foram desenvolvidos a partir de objetos do acervo pessoal de Roxa, seguindo a proposta de upcycling.
O espetáculo mescla elementos de balé clássico, dança contemporânea, performance e teatro. A trilha sonora de Renato Navarro foi construída em conjunto com o espetáculo, acompanhando os processos criativos e adicionando sutilezas e potências às cenas.”Ele acompanha os nossos processos e nos apresenta composições que conversem bem com as cenas. E nesse diálogo entre os diversos elementos sonoros e as movimentações da Roxa, vamos encontrando sutilezas e potências para as nossas cenas“, comenta a direção.
A obra busca humanizar corpos marginalizados, convidando o público a refletir sobre suas atitudes e crenças. “Não queremos trazer respostas prontas. Nossa ideia é fazer os espectadores refletirem sobre tudo o que estão vendo, repensando suas atitudes e crenças“, comentou Fraga.
Bate-papo “Percurso Roxo”
“ROXA” também promove um diálogo com o público através de bate-papos intitulados “Percurso Roxo“, que acontecem após algumas sessões. Segundo a organização, as conversas são uma oportunidade para os espectadores explorarem os temas abordados na performance, tirando suas dúvidas.

Ficha técnica
Concepção e performance: Andrew Tassinari (Roxa)
Direção e dramaturgia: Cassiano Fraga
Trilha sonora e desenho de som: Renato Navarro
Cenografia: Denise Fujimoto
Figurinos: Guma Joana
Desenho de luz: Nara Zocher
Provocação cênica: Marcelo D’Ávilla
Preparação corporal: Valéria Mattos e Paula Firetti
Fotografia: Chico Castro
Audiovisual: Hugo Faz
Redes Sociais: Patrícia Soso
Cenotécnica: Flávia Ferreyra Ninha Monstro
Design gráfico: Paco Vasconcelos
Direção de Produção: Cassiano Fraga
Assistente de Produção: Thatiana Moraes
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Realização: Gana Coletiva
Serviço
ROXA
Duração: 70min
Classificação: 16+
TEATRO MARS
Data: 5, 6* e 7 de agosto, às 20h
Endereço: Rua João Passalaqua, 80 – Bela Vista
Ingressos: https://www.sympla.com.br/
*Após a sessão do dia 6, acontece o bate-papo “Percurso Roxo”
CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE
Data: 10*, 11 e 12 de agosto, sábado e segunda, às 20h e domingo, às 19h
Endereço: R. Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi
Ingresso: https://www.sympla.com.br/
*Após a sessão do dia 10, acontece o bate-papo “Percurso Roxo“
TEATRO ALFREDO MESQUITA
Data: 23, 24* e 25 de agosto, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h
Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana
Ingresso: https://www.sympla.com.br/
*Após a sessão do dia 24, acontece o bate-papo “Percurso Roxo“
TEATRO ARTHUR AZEVEDO – SALA MULTIUSO
Data: 30 e 31* de agosto e 1º de setembro, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 18h
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Ingresso: https://www.sympla.com.br/
*Após a sessão do dia 31, acontece o bate-papo “Percurso Roxo“
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














