Com o objetivo de incentivar a reflexão, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual.
Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na quarta-feira, 22, a mesa Corpo, gênero e isolamento: o que a pandemia escancarou? discute como alguns grupos sociais – mulheres, pessoas LGBTQIA+, negros e negras – vêm vivenciando o isolamento social e quais estratégias coletivas e individuais podem agora e, continuamente, garantir a vida, a saúde e os afetos desses grupos.
Participam Ariadne Ribeiro, professora e assessora de Apoio Comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV /AIDS, Rita Von Hunty, persona drag de Guilherme Terreri, ator, professor e apresentador do programa de TV “Drag Me As A Queen” e do canal no Youtube Tempero Drag, com mais de meio milhão de inscritos, e Semayat Oliveira, jornalista e cofundadora do coletivo jornalístico “Nós, mulheres da periferia”. A mediação e apresentação é da psicóloga e assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP, Emilia Carmineti.
SERVIÇO
Corpo, gênero e isolamento: o que a pandemia escancarou?
22/7, quarta-feira – 16h
YouTube do Sesc São Paulo
O bate-papo pretende abordar as implicações, experiências e agravamentos que o momento atual trouxe para corpos que historicamente já eram atravessados por realidades desiguais e de exclusão. Quais estratégias coletivas e individuais podem agora e, continuamente, garantir a vida, a saúde e os afetos?
Participantes:
Ariadne Ribeiro – Professora universitária, mestre e doutoranda de Psiquiatria e Psicologia Médica na UNIFESP. Assessora de Apoio Comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV /AIDS.
Rita Von Hunty – Persona drag de Guilherme Terreri, ator, professor de língua e literatura inglesa formado pela USP. Apresenta o programa de TV “Drag Me As A Queen” e o canal no Youtube Tempero Drag, com mais de meio milhão de inscritos.
Semayat Oliveira – Jornalista e especialista em Cultura, Educação e Relações étnico-raciais pela USP. É cofundadora do coletivo jornalístico “Nós, mulheres da periferia”. Foi codiretora do curta ‘Nós, Carolinas’ (2017) e diretora do média ‘Na Disciplina: samba e cidadania’ (2019).
Mediação e apresentação:
Emilia Carmineti – Psicóloga, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP.
+ SESC NA QUARENTENA
Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














