Time da 2ª divisão do futebol catarinense elege presidente abertamente gay

Desde janeiro deste ano, Moisés Spilere, de 35 anos, está no comando do Caravaggio Futebol Clube

No ano em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a incluir uma punição no Regulamento Geral de Competições (RGC) para clubes de futebol em casos de homofobia, o futebol de Santa Catarina também deu um passo na luta contra o preconceito. Em 2023, o Caravaggio Futebol Clube elegeu seu primeiro presidente abertamente gay.

Moisés Spilere, de 35 anos, passou a comandar o time na segunda divisão catarinense. Desde janeiro, ele é presidente do time da cidade de Nova Veneza, localizada na região sul de Santa Cartarina.

Moisés com a bandeira LGBTQIA+ personalizada com o logo do time (Foto: Fabrício Júnior/Caravaggio Futebol Clube)

De acordo com o portal NSC Total, a relação de Spilere com o clube não é recente. O novo presidente do clube, quando criança chegou a participar da da escolinha de futebol do Caravaggio. No clube, ele não se encontrou como um jogador, mas se tornou um fanático pelo furebol.

Em 2018, eu e um grupo de amigos resolvemos montar uma chapa para pegar a administração do clube, até então ele era administrado por pessoas mais antigas da comunidade. Começamos a tocar o time e, primeiro, eu fui tesoureiro do clube”, contou Spilere a NSC Total.

Já em entrevista ao Estado de Minas, o presidente Spilere afirmou que sua eleição também é uma conquista para a comunidade LGBTQIA+. “Na verdade, em todo o processo [de eleições], nem pensamos nisso [primeiro presidente assumidamente gay de um clube profissional brasileiro]. Nunca tinha parado para pensar sobre isso, mas com certeza é uma conquista para a comunidade LGBTQIA+”, disse ele.

Não foi um assunto levantado por mim, até porque não tenho tanta participação no ativismo da causa LGBT. Participo de eventos e falo quando posso, mas por conta das responsabilidades do clube, acabo não sendo tão ativo. Então, foi orgânico, o que também é positivo, porque a gente sabe que parte da comunidade não iria gostar se partisse de mim. Achariam que seria forçação de barra”, completou Spilere.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version