GAY BLOG BR by SCRUFF

Segundo uma matéria publicada pelo jornal O Globo, cerca de 30 processos de sindicatos e associações audiovisuais estão em tramite para que o atual governo libere verbas previamente aprovadas, porém congeladas pela Ancine, a Agência Nacional de Cinema. Somados, as ações solicitam uma cerca de R$ 15 milhões, e antes de tentarem acionar a justiça, houve diversas tentativas em estabelecer um diálogo com o atual governo.

De acordo com funcionários anônimos da Ancine, mesmo com os projetos audiovisuais cumprindo todos os requisitos burocráticos, o atual governo orientou a diretoria em atrasá-los, especialmente aqueles que abordam temas que o desagradam, como os que tem temática LGBT, com cenas de sexo ou politicamente engajados. Os funcionários que não cumprirem as ordens serão prejudicados, tanto com a impossibilidade de trabalhar em outras áreas da agência quanto com retirada de gratificações.

Foto: Reprodução

Ainda segundo a matéria do Papo de Cinema, o presidente Jair Bolsonaro já deu diversas entrevistas dizendo que pretende dificultar a produção e exibição de obras de temática LGBT, e prefere valorizar os conteúdos religiosos e de direita.

“O que constitui, por definição, um gesto de censura” – diz o blog – “Desde a composição do atual governo, o setor cultural tem sido paralisado como um todo. A Cultura sequer possui um Ministério, suprimido pela gestão Bolsonaro. Além do congelamento nos trâmites da Ancine, o Fundo Setorial do Audiovisual está parado por não cumprir uma reunião obrigatória sobre gestão de fundos.

O caos antecede a pandemia de coronavírus, porém se acentua com a paralisação das atividades no setor. A pasta da Cultura tinha como gestora Regina Duarte, exonerada do cargo no último mês. Atualmente, o setor não possui um Secretário definido pelo governo.”

Vale lembrar que em agosto de 2019, Bolsonaro já tinha dito em um vídeo que “garimpou” e vetou produções que envolvesse esses temas, usando a expressão que “degolou tudo”. Na ocasião, ele disse que não se tratava de censurar o cinema, mas sim que as produções fossem financiadas pela iniciativa privada.

“Quem quiser pagar, que fique à vontade. Não iremos interferir em nada. Mas fomos garimpar na Ancine filmes que estavam sendo prontos para ser captados recursos no mercado”

Cinco filmes que os gays adoram apesar de não serem de temática LGBT+




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente