Estrela do futebol australiano, Andy Brennan desabafa no Instagram: ‘sou gay’

Brennan usou suas redes sociais nesta terça-feira para se sentir mais confortável consigo mesmo: Estar aberto é a melhor maneira de ser eu mesmo"

Andy Brennan, ex-jogador do Newcastle Jets, através de sua conta no Instagram, revelou publicamente que é gay. O astro do futebol australiano é o primeiro que jogou na liga A a se assumir publicamente, menos de um ano após o rompimento com namorada.

Estrela do futebol australiano, Andy Brennan desabafa no Instagram: 'sou gay'
Estrela do futebol australiano, Andy Brennan desabafa no Instagram: ‘sou gay’ Foto: reprodução

O atleta de 27 anos jogou no Jets entre 2015 e 2017, totalizando cinco partidas da A-league. Ele agora é o atacante do Green Scully, um clube de futebol de Melbourne.

“Demorei anos para me sentir confortável dizendo isso: sou gay. Eu estava com medo de afetar minhas amizades, meus companheiros de equipe e minha família. Mas o apoio das pessoas ao meu redor tem sido tão grande e me ajudou a chegar ao último passo; assumindo publicamente. Estar aberto é a melhor maneira de eu me sentir mais confortável e ser eu mesmo. Então… Vamos nessa!”, desabafou Brennan.

View this post on Instagram

☀️⏰ #owlyagoing

A post shared by Andy Brennan (@andybrennan36) on

Queerfobia no futebol

Uma nota no site da liga australiana afirma que Brennan é “o primeiro jogador australiano de futebol a declarar sua homossexualidade”, acrescentando que tinha uma namorada até junho do ano passado.

“Há seis meses eu estava pensando muito sobre isso. Tentei escondê-lo devido ao temor de como seria percebido por muitos”, afirmou em entrevista a Herald-Sun. “Cheguei a um ponto em que não podia perder mais tempo em relações nas quais não me sentia confortável”, disse Brennan.

A homossexualidade segue sendo um tema tabu em muitos círculos futebolísticos. No ano passado, o atacante francês do Arsenal, Olivier Giroud, disse ao jornal Le Figaro que seria “impossível” para futebolistas declarar que são gays.

O anúncio de Brennan chega depois de um incidente no mês passado em que o jogador australiano de críquete James Faulkner pareceu declarar sua homossexualidade, antes de esclarecer que sua mensagem nas redes sociais sobre um “namorado” era apenas uma piada.

Com informações de Queerty e AFP