Acontece em 09 de fevereiro de 2020 (domingo), o desfile do Bloco do Esquenta LGBT, em Goiânia (GO). A concentração será a partir das 12 horas no Cepal do Setor Sul. O desfile está previsto para começar às 18h e o percurso sairá do Cepal com destino à Praça Cívica e retornará para o Cepal. A expectativa da Comissão Organizadora é reunir entre mil e dois mil foliões, que é o público rotineiro das outras edições do evento.

Grito de Carnaval de 2018 - Foto: divulgação
Grito de Carnaval de 2018 – Foto: divulgação

O “Esquenta LGBT” surgiu em Goiânia com a proposta de dar continuidade ao trabalho realizado na Parada do Orgulho LGBT, que acontece apenas uma vez durante o ano.  O Esquenta realiza vários eventos temáticos durante o ano e trabalha rotineiramente com temas como a prevenção das IST/AIDS, direitos humanos e cidadania LGBTI+, o combate ao preconceito, machismo, racismo, homofobia, transfobia.

Há quatro anos a Associação da Parada do Orgulho LGBT de Goiás (APOGLBT-GO) realiza o Esquenta Grito de Carnaval, geralmente o primeiro evento do pré-carnaval goianiense, pois acontece 15 dias antes do carnaval oficial. Em 2020, atendendo a pedido dos foliões, foi criado o Bloco do Esquenta LGBT, que fará o seu desfile ocupando as ruas do Centro de Goiânia.

Grito de Carnaval de 2019 – Foto: divulgação

O principal objetivo do Bloco é conscientizar os jovens da importância da prevenção e do sexo seguro durante a folia do Rei Momo. Dados do Ministério da Saúde constataram que nos últimos anos o maior número de casos de HIV/AIDS está concentrado entre os jovens de 15 a 29 anos, justamente o público predominante do Esquenta LGBT e das Prides.

 Carnaval 2020 - Bloco do Esquenta LGBT

SERVIÇO

Bloco do Esquenta LGBT
Domingo, 09 de fevereiro de 2020
Concentração: 12h
Local: Cepal do Setor Sul
R. 115, s/n – St. Sul, Goiânia – GO, 74175-120
Entrada franca
Evento no Facebook neste link.

Mais informações: por e-mail paradagoias@hotmail.com, no Facebook @paradagoias ou apoglbt-go, no Instagran @paradagoias e também pelos telefones: (62) 99176-5720 ou 98600-2656.

ESQUENTA LGBT

O evento é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com o Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis (Associação GDA), Associação Gabiroba LGBT de Aparecida de Goiânia, GuerreirXs LGBT e Orgulhosa Resistência de Senador Canedo, Grupo Ipê Rosa/Oxumaré de Trindade. Conta com o apoio da Coordenação Estadual de IST/AIDS; da Prefeitura Municipal de Goiânia e suas secretarias (Direitos Humanos/Assessoria LGBTI), além dos órgãos da segurança pública: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Metropolitana.

Google Notícias