Vivo torna público seu compromisso pela diversidade

Empresa adere à Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero e avança em sua jornada pela diversidade

Na semana em que se celebra nacionalmente a consciência negra, a Vivo anuncia seu compromisso com a Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero, movimento em parceria com o Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Institute for Human Rights and Business (IHRB). Com a adesão à Coalizão, a Vivo busca fortalecer suas iniciativas pela diversidade e refletir a pluralidade brasileira em seu quadro de colaboradores.

“A adesão à Coalizão legitima nossa iniciativa e nos ajudará a ecoar o debate, a troca de experiência e estimulo à implementação de práticas empresariais, com o objetivo de avançarmos na equidade racial, com aumento de profissionais negros em todas as áreas da companhia, especialmente em cargos de gestão”, revela o VP de B2B da Vivo, Alex Salgado, sponsor do comitê pela Diversidade da Vivo no pilar Raça. Aproximadamente 22% do quadro de colaboradores da empresa é composto por colaboradores de raça negra.

A Coalizão Empresarial atua para estimular a promoção da diversidade e da equidade racial e de gênero no mercado de trabalho, especialmente para reverter o cenário atual de sub-representação em cargos de liderança. Busca engajar, mobilizar e articular empresas, poder público e sociedade civil para juntos promoverem políticas, práticas e ações mais inclusivas com foco em gênero e raça. As empresas que integram a coalizão também compartilham e disseminam boas práticas e inovações na promoção e gestão da equidade de gênero e raça.

Para avançar em suas práticas pela Diversidade, a Vivo revisitou suas políticas de recrutamento e evolui gradativamente na contratação e promoção de pessoas negras. A empresa treina suas lideranças para identificar e combater “Vieses Inconscientes”, com o objetivo de valorizar a diversidade nos momentos de contratação, promoção e reconhecimento. Atualmente conta com a parceria da EmpregaAfro – agência de recrutamento e seleção, para auxílio no processo seletivo de várias posições dentro da companhia, com um olhar sensível à inclusão racial. Além de um subcomitê de Raça, a empresa mantém um grupo de afinidade, o Vivo Afro, no qual os participantes contribuem com ideias e sugestões para evolução representatividade racial.

Política global

A iniciativa da Vivo, marca da Telefônica no Brasil, adere à Política Global de Diversidade e Inclusão da empresa, que trabalha a sensibilização dos gestores, mudanças no processo de recrutamento e seleção, entre outras medidas. Em 2016, a empresa tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU do +Mulher 360. Em apenas dois anos, avançou de 15% para 18% o número de mulheres em cargos de liderança e trabalha para garantir avanços progressivos em todos os níveis hierárquicos, com o desafio de atingir 30% de executivas até 2020.

Em 2018, lançou no Brasil seu Manifesto pela Diversidade, em que define seu compromisso com o tema. Em junho deste ano, tornou-se a primeira empresa do setor de telecomunicações a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e a aderir aos Padrões de Conduta para Empresas – enfrentando a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, parte do movimento Livres & Iguais, da ONU. No mês de setembro, anunciou sua adesão ao Pacto pela Inclusão, movimento liderado pela Rede Empresarial de Inclusão Social, referência na promoção e empregabilidade de colaboradores PCDs.

 Sobre a Telefônica Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 96,7 milhões de acessos (3T18). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por assinatura. A empresa está presente em 4,4 mil cidades, sendo 4,3 mil com rede 3G e mais de 3 mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda oferece o 4G+, internet duas vezes mais rápida que o 4G. No segmento móvel, a Vivo tem 74,4 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (31,8%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T18).

Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 357,5 milhões de acessos, 122,5 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros em 2017.

Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Desde 1999, a Fundação atua na formação da nova geração, apontando os caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à educação, empreendedorismo e cidadania, com diferentes projetos sociais nessas áreas.

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