Muito antes de qualquer rede social existir, o cineasta Dácio Pinheiro já havia produzido o filme que daria origem aos GIFs mais populares da internet. Os carões e as jogadas de cabelo da performer Bianca Exótica ao lado de top models, como Mariana Weickert e Marcelle Bittar, são trechos do curta-metragem “Couture”, gravado no backstage do São Paulo Fashion Week em 2003.

O curta, que possui 3’40” (contando introdução e créditos finais), chegou a participar da mostra de cinema Festival Mix Brasil em 2004. Dácio Pinheiro também dirigiu o famoso documentário “Meu Amigo Cláudia” (2009), sobre a vida da ativista, atriz, cantora e travesti Claudia Wonder, grande agitadora cultural da cidade de São Paulo.

Assista ao filme “Couture” aqui, abaixo, na íntegra:

Em conversa com Dácio Pinheiro, o cineasta contou curiosidades sobre a obra-prima e os próximos planos:

– Como surgiu a ideia de fazer o filme, tinha algum objetivo inicial?
A ideia surgiu porque o David Pollak, meu marido na época, ia fazer o styling do desfile do Marcelo Quadros. Ai inventamos essa história da Bianca Exótica sonhando que era uma top model internacional. O David fez um look pra ela e o Marcelo Quadros foi super legal em aceitar essa brincadeira no backstage do desfile dele. O beauty artist Robert Estevão e as modelos acabaram entrando na onda e interagiram muito com com a Bianca. A ideia de dublar a voz da Bianca foi da própria Mariana Weickert.

– Quando foi que você percebeu que virou um meme?
Olha, eu percebi o meme faz alguns anos. O Johnny Luxo sempre deu share no meme e também criou outros, de outros curtas que fiz na época com a Bianca, como “Pencas de Bicuda” e “Equê de Vuitton”. Recentemente percebi que o meme se espalhou muito mais do que eu imaginava, a ponto do Fabio Kawallys me contar que o Bruno Mars tinha compartilhado o meme.

– A popularidade do meme converteu em algum benefício para você?
A princípio não muito, acho que foi mais acompanhando a popularidade de Bianca. Rendeu essa entrevista. Depois de anos do meme circulando, compartilhei o vídeo original semana passada e pra minha surpresa, muita gente não conhecia o vídeo e as origens do meme. A pagina “Please come to Brazil” compartilhou o vídeo, ai bombou e apareceram vários comentários com o vídeo original. Somente depois desse post, que as pessoas souberam as origens do meme.

– Quais são os próximos projetos?
No momento eu estou morando entre Brasil e Alemanha, produzindo e dirigindo vários documentários. Acabei de produzir uma sobre a maior coleção de arte da Alemanha Oriental, que está em um acervo em Brasilia. O documentário vai estrear semana que vem no festival 38º Fifa – Festival de Filmes de Arte de Montreal. Também acabei de terminar um documentário chamado “Eletronica:Mentes” que vai ter première no próximo Indie Lisboa em maio. O documentário conta as origens da musica eletrônica no Brasil, resgatando os pioneiros como Jocy de Oliveira e Jorge Antunes, que foram os primeiros brasileiros a experimentar com sons eletrônicos no pais. Também estou em fase de pré produção de um documentário sobre uma fotografa brasileira de moda dos anos 60 esquecida pelo tempo e um outro projeto que resgata a cena cultural da virada do milênio. Agora 20 anos depois estou construindo uma reflexão sobre a época com material que gravei na época, abordando a cena noturna, de moda e artes plásticas. Também tenho outros projetos em desenvolvimento, mas ainda em estagio inicial. Assim como um novo trabalho em parceria com a Bianca Exótica.

Bianca Exótica
Bianca Soares com Gloria Groove. Foto: reprodução/Instagram

BIANCA EXÓTICA

Bianca Soares, que ficou como Bianca Exótica, é ícone da noite paulista há décadas. Durante o dia, ensina inglês no ensino médio em escolas de Cotia, Osasco e Barueri. Mesmo com as 50 horas de aulas semanais, Bianca também possui uma agenda agitada durante noite. Além da boate A Loca, já trabalhou como hostess, DJ e performer no Massivo e na Torre do Dr. Zero.

Google Notícias