Muito antes de qualquer rede social existir, o cineasta Dácio Pinheiro já havia produzido o filme que daria origem aos GIFs mais populares da internet. Os carões e as jogadas de cabelo da performer Bianca Exótica ao lado de top models, como Mariana Weickert e Marcelle Bittar, são trechos do curta-metragem “Couture”, gravado no backstage do São Paulo Fashion Week em 2003.

GAY BLOG BR by SCRUFF

O curta, que possui 3’40” (contando introdução e créditos finais), chegou a participar da mostra de cinema Festival Mix Brasil em 2004. Dácio Pinheiro também dirigiu o famoso documentário “Meu Amigo Cláudia” (2009), sobre a vida da ativista, atriz, cantora e travesti Claudia Wonder, grande agitadora cultural da cidade de São Paulo.

Assista ao filme “Couture” aqui, abaixo, na íntegra:

Em conversa com Dácio Pinheiro, o cineasta contou curiosidades sobre a obra-prima e os próximos planos:

– Como surgiu a ideia de fazer o filme, tinha algum objetivo inicial?
A ideia surgiu porque o David Pollak, meu marido na época, ia fazer o styling do desfile do Marcelo Quadros. Ai inventamos essa história da Bianca Exótica sonhando que era uma top model internacional. O David fez um look pra ela e o Marcelo Quadros foi super legal em aceitar essa brincadeira no backstage do desfile dele. O beauty artist Robert Estevão e as modelos acabaram entrando na onda e interagiram muito com com a Bianca. A ideia de dublar a voz da Bianca foi da própria Mariana Weickert.

– Quando foi que você percebeu que virou um meme?
Olha, eu percebi o meme faz alguns anos. O Johnny Luxo sempre deu share no meme e também criou outros, de outros curtas que fiz na época com a Bianca, como “Pencas de Bicuda” e “Equê de Vuitton”. Recentemente percebi que o meme se espalhou muito mais do que eu imaginava, a ponto do Fabio Kawallys me contar que o Bruno Mars tinha compartilhado o meme.

– A popularidade do meme converteu em algum benefício para você?
A princípio não muito, acho que foi mais acompanhando a popularidade de Bianca. Rendeu essa entrevista. Depois de anos do meme circulando, compartilhei o vídeo original semana passada e pra minha surpresa, muita gente não conhecia o vídeo e as origens do meme. A pagina “Please come to Brazil” compartilhou o vídeo, ai bombou e apareceram vários comentários com o vídeo original. Somente depois desse post, que as pessoas souberam as origens do meme.

– Quais são os próximos projetos?
No momento eu estou morando entre Brasil e Alemanha, produzindo e dirigindo vários documentários. Acabei de produzir uma sobre a maior coleção de arte da Alemanha Oriental, que está em um acervo em Brasilia. O documentário vai estrear semana que vem no festival 38º Fifa – Festival de Filmes de Arte de Montreal. Também acabei de terminar um documentário chamado “Eletronica:Mentes” que vai ter première no próximo Indie Lisboa em maio. O documentário conta as origens da musica eletrônica no Brasil, resgatando os pioneiros como Jocy de Oliveira e Jorge Antunes, que foram os primeiros brasileiros a experimentar com sons eletrônicos no pais. Também estou em fase de pré produção de um documentário sobre uma fotografa brasileira de moda dos anos 60 esquecida pelo tempo e um outro projeto que resgata a cena cultural da virada do milênio. Agora 20 anos depois estou construindo uma reflexão sobre a época com material que gravei na época, abordando a cena noturna, de moda e artes plásticas. Também tenho outros projetos em desenvolvimento, mas ainda em estagio inicial. Assim como um novo trabalho em parceria com a Bianca Exótica.

Bianca Exótica
Bianca Soares com Gloria Groove. Foto: reprodução/Instagram

BIANCA EXÓTICA

Bianca Soares, que ficou como Bianca Exótica, é ícone da noite paulista há décadas. Durante o dia, ensina inglês no ensino médio em escolas de Cotia, Osasco e Barueri. Mesmo com as 50 horas de aulas semanais, Bianca também possui uma agenda agitada durante noite. Além da boate A Loca, já trabalhou como hostess, DJ e performer no Massivo e na Torre do Dr. Zero.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.