GAY BLOG BR by SCRUFF

Para marcar o Mês da Visibilidade Trans, a empresa de telecomunicações Vivo promove um evento especial para celebrar o talento e a liderança de profissionais trans. A iniciativa é realizada em parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+. Atualmente, segundo dados internos, a empresa conta com mais de 2.800 colaboradores que se autodeclaram parte da comunidade LGBTQIA+, sendo 130 pessoas trans.

O evento faz parte da Jornada Vivo Diversidade, programa que mensalmente debate temas relevantes sobre inclusão e equidade no ambiente corporativo. Desde 2018, a empresa implementa ações estruturadas nos pilares de Gênero, LGBTQIA+, Raça e Pessoas com Deficiência, com grupos de afinidade compostos por milhares de colaboradores.

Vivo destaca talentos trans na empresa e reforça compromisso com inclusão - @gayblogbr
Vivo destaca talentos trans na empresa e reforça compromisso com inclusão – @gayblogbr

Medidas de apoio à inclusão de pessoas trans

Entre as políticas voltadas ao respeito e à inclusão de pessoas trans, a Vivo possibilita o uso do nome social em crachás e e-mails corporativos, além de realizar melhorias constantes em seus sistemas internos para garantir um ambiente mais acolhedor.

Outra iniciativa de destaque é o Vivo Retifica, que oferece apoio financeiro para que pessoas trans realizem a retificação de nome e gênero em documentos oficiais. Essa medida visa garantir o reconhecimento formal de suas identidades, promovendo maior dignidade no ambiente de trabalho.

Além disso, a Vivo aderiu aos Padrões de Conduta para Empresas da ONU, parte do movimento Livres & Iguais, que combate a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans, intersexo e demais identidades da comunidade LGBTQIA+. A empresa também mantém parcerias com organizações como a Transempregos e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, reforçando o compromisso com práticas inclusivas.

Saúde mental como prioridade

Em 2024, a Vivo foi reconhecida pelo Pacto Global da ONU na categoria Mente em Foco por suas ações voltadas à saúde mental. O programa Empodera foca no cuidado específico das pessoas trans, atendendo a demandas identificadas no ambiente corporativo.

Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, ressalta a importância das ações realizadas. O compromisso com a inclusão de pessoas trans aparece nos números de colaboradores que possuem, mas é nas práticas de respeito e acolhimento que vemos os avanços reais, destacou.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente