GAY BLOG BR by SCRUFF

Alexandre Luggieri (39), ex-gerente comercial, transformou sua paixão por viagens e desejo de empreender em um negócio de sucesso voltado para a diversidade. Em 2021, Luggieri fundou a YAG, agência de viagens que oferece excursões com foco no público LGBTQIA+. “Sempre tive o sonho de empreender e sempre quis que fosse algo voltado somente pra nós, LGBTQIAPN+”, conta Alexandre.

Alexandre Luggieri
Alexandre Luggieri – Arquivo pessoal

A ideia para a YAG surgiu a partir das experiências pessoais de Luggieri. Durante anos, o empresário relata ter viajado sozinho, hospedando-se em hostels para conhecer novas pessoas. Foi através dessas vivências percebeu que muitos gays também viajavam sozinhos e viu a oportunidade de criar uma comunidade de viajantes LGBTQIA+.

“Sempre gostei muito de viajar e, na maioria das vezes, ia sozinho e ficava em hostels para fazer novas amizades. Imaginei que eu não era o único gay que viajava sozinho e pensei em juntar essa galera”, explica Luggieri.

Excursão da YAG ao Beto Carrero World - Reprodução
Excursão da YAG ao Beto Carrero World – Reprodução

Desde a criação da YAG, a empresa enfrentou inúmeros desafios, segundo o fundador, incluindo dificuldades financeiras e preconceitos. “Tive que voltar para a casa dos meus pais e vender o carro. Também enfrentei a aceitação da galera e a resistência de hotéis, hostels, pousadas e empresas de ônibus preconceituosas que não aceitavam nossas excursões”, relata Alexandre.

Apesar dos obstáculos, a YAG cresceu e hoje se mantém como a principal fonte de renda de Luggieri. Ele conta que o padrão de vida mudou, mas acredita no potencial de crescimento da empresa. “Não é o mesmo padrão de vida que eu tinha quando trabalhava como gerente comercial, mas sei que a YAG vai crescer muito.”

De modo geral, a YAG visa organizar excursões para destinos que ofereçam segurança e aceitação para a comunidade LGBTQIA+. Entre os destinos já visitados estão Florianópolis Balneário Camboriú, mas há planos para novos destinos, como Campos do Jordão e Cabo Frio. “Costumo ir para lugares onde há praias, bares e outros espaços voltados para nós LGBTQIA+”, explana Luggieri.

O mercado de turismo LGBT, segundo Luggieri, sempre foi voltado para classes de maior poder aquisitivo. No entanto, o empreendedor enxerga uma tendência de crescimento para um público maior. “O setor sempre foi aquecido para LGBTQIA+ de classes A e B, porém temos um olhar para as classes C, D e E, já que não são vistos. E penso que essa seja a tendência”, observa.

Excursão YAG em Florianópolis - Reprodução
Excursão YAG em Florianópolis – Reprodução

Para o futuro, Luggieri planeja expandir ainda mais a YAG, com a meta de realizar uma excursão por mês e incluir saídas de outras cidades. “A partir do ano que vem, teremos uma excursão por mês e queremos ter saídas de outras cidades também”, diz.

Ao longo dos anos, as excursões da YAG proporcionaram momentos marcantes para seus participantes, conta o criador. Luggieri lembra de uma excursão a uma praia de nudismo, onde todos os viajantes ficaram nus e tiraram fotos, além dos casais que se formaram durante as viagens: “Alguns dos quais continuam juntos até hoje”, orgulha-se Alexandre.

Para acompanhar:

Instagram: @yag_primeira_lgbtqiapn
Contato via Whatsapp: (11) 96085-3356

Sobre o próximo destino:

Cabo Frio será o próximo destino - Divulgação
Cabo Frio será o próximo destino – Divulgação



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente