Nesta quarta-feira (24), o ator Carmo Dalla Vecchia manifestou sua indignação contra o apresentador Emílio Surita, do programa “Pânico“, da Jovem Pan, após um ataque homofóbico direcionado ao jornalista Marcelo Cosme, da TV Globo, e ao cantor Caetano Veloso.
Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Dalla Vecchia criticou Surita por ridicularizar os trejeitos dos mencionados e afirmou que tal comportamento incentiva a população a praticar ainda mais atos de ódio contra as pessoas LGBTQIA+.
“Uma galera do ‘Pânico’, no canal da Jovem Pan, fez há poucos dias uma chacota de um jornalista exemplar, como é o Marcelo Cosme, e de um gênio da música brasileira reconhecido no mundo todo, Caetano Veloso“, disse o ator no vídeo. Ele complementou afirmando que essas atitudes perpetuam a violência e o preconceito contra pessoas LGBTQIA+, mencionando que tais atitudes fazem com que homens gays sejam alvos constantes de chacota e ódio.
Carmo Dalla Vecchia destacou que muitas pessoas LGBTQIA+ se escondem justamente por causa desse tipo de comportamento, que ele descreveu como uma forma de debochar de pessoas que são minorizadas. “As pessoas como nós se escondem por quê? Por conta de pessoas como essa turma, que acha divertido zoar minorias, e quando nós reclamamos, [eles] dizem que é mimimi, que é só uma brincadeira. ‘Ué, não se pode brincar com nada?’ E pode brincar sim, claro que pode, quando todo mundo ri da piada, a brincadeira é maravilhosa. [Mas] é brincadeira ou preconceito?“, questionou ele, pontuando também a violência real sofrida pela comunidade, como ataques físicos e discriminação.
O ator finalizou o vídeo reiterando que não é o deboche alheio que fará o mundo ser um lugar melhor. “Nós temos tanta coisa para aprender com pessoas diferentes de nós, e certamente não será o deboche alheio que vai nos levar a um lugar melhor“, concluiu.
Jovem Pan se desculpa após repercussão negativa
Após a repercussão negativa nas redes sociais, a Jovem Pan se pronunciou, em nota enviada ao portal TV Pop, e pediu desculpas pela ‘piada’ homofóbica feita por Emílio Surita. Em comunicado oficial, a emissora lamentou o ocorrido e afirmou que o programa “Pânico” fez uma “brincadeira muito infeliz” citando Marcelo Cosme. A Jovem Pan também registrou sua admiração pelo trabalho do jornalista.
Confira a nota na íntegra:
“A Jovem Pan pede sinceras desculpas pelo ocorrido na edição de terça-feira, 23 de julho, do Pânico. O programa fez uma brincadeira muito infeliz citando o nome de Marcelo Cosme. Todavia, a atração não teve nenhuma intenção de discriminar o profissional em questão. De toda forma, nos comprometemos a não repetir mais o tratamento descortês ocorrido ontem. A Jovem Pan lamenta o ocorrido e deixa registrado sua admiração pelo trabalho de Marcelo Cosme”.

Entenda o ocorrido
Durante a exibição do programa, Emílio Surita andou pelos estúdios imitando os trejeitos de Marcelo Cosme e fazendo referência a Caetano Veloso, enquanto debochava da postura do jornalista no comando de um telejornal. “Eu vou assim, andando gostosamente, bemCaetano Veloso, bem GloboNews. Como é que chama aquele cara que faz aquele programa à noite, o simpático?“, disse o Surita, em tom de deboche.
“Estamos aqui com um programa maravilhoso… Ele é muito solto“, continuou o apresentador. As atitudes de Surita geraram uma onda de críticas na internet, com muitos internautas classificando a ação como homofóbica.
Déa Lúcia, mãe do falecido ator Paulo Gustavo, também se manifestou contra a atitude de Surita, expressando sua indignação em uma publicação no Instagram. “Estou muito indignada ao ver meu querido amigo, Marcelo Cosme sendo alvo de ataques homofóbicos na televisão. A homofobia é inaceitável e não tem lugar na nossa sociedade“, escreveu ela.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














