A partir de 15 de novembro, o centro do Rio de Janeiro ganhou uma nova atração cultural: a exposição urbana “Salve, Carmen!“, que transformará os tapumes do sobrado onde Carmen Miranda e sua irmã Aurora moraram em um mural colorido. Organizada pela Queerioca e pelo Centro Carioca de Fotografia, a iniciativa busca homenagear a artista e chamar a atenção para a preservação do patrimônio histórico.

O imóvel, atualmente em risco de desabamento, foi um importante marco na história da cultura brasileira. A exposição utiliza fotografias recentes e imagens históricas para dar nova vida à fachada do sobrado. “É triste ver o estado da casa onde morou Carmen Miranda, um símbolo do Brasil e um ícone imenso para a nossa comunidade LGBT. Uma casa que precisa urgentemente ser restaurada e, quem sabe, aberta para visitação. Por isso quisemos chamar a atenção para o local onde um dia morou a imensa Brazilian Bombshell“, explica Laura Castro, gestora da Queerioca.
Ensaio teve participação da comunidade local
A produção das imagens envolveu a comunidade local em sessões de fotos realizadas na Travessa do Comércio. Sob a direção artística de Rui Cortez e a fotografia de Renata Xavier, pessoas de diferentes perfis foram caracterizadas com trajes e acessórios que remetem ao estilo único de Carmen Miranda. “Fotografar o projeto foi uma experiência profundamente emocionante e desafiadora. […] Trouxe um simbolismo forte e uma conexão direta com sua história“, afirma Renata.

A fotógrafa destaca, ainda, que observar pessoas comuns, incluindo mulheres, homens, crianças e integrantes da população LGBTQIA+, vestindo-se no estilo característico de Carmen Miranda foi como presenciar a herança e a alegria da artista sendo revividas. “Era mais do que capturar imagens; era resgatar e preservar a essência de uma das maiores artistas brasileiras, imortalizando seu legado no local onde tudo começou. Havia uma energia única nos bastidores, e todos sentíamos a responsabilidade de dar vida a essa memória”, completa.
Os retratos serão exibidos em grandes dimensões, impressos em adesivos e tecidos, compondo um mural que mescla o presente e o passado. Segundo assessoria de imprensa, a exposição não apenas celebra o legado de Carmen Miranda, mas também alerta para a necessidade urgente de preservação cultural, destacando o risco de apagamento de memórias devido à deterioração do patrimônio histórico.

“Com o risco iminente de desabamento da casa de Carmen, há o perigo da memória dela ser apagada fisicamente, o que reforça a importância deste projeto. Participar de uma exposição que não só relembra seu legado, mas também alerta para a necessidade urgente de preservação cultural, é uma forma de resistência e valorização do que somos enquanto brasileiros. Sentimos que, de alguma maneira, estamos ajudando a devolver Carmen ao Rio e a todos nós”, complementa Renata.
O evento conta com o apoio da Queerioca, um espaço cultural não binárie, e do Centro Carioca de Fotografia, ambos localizados no Arco do Teles. Além da exposição, os espaços oferecem programação cultural diversificada.

Serviço
Exposição urbana “Salve, Carmen!”
Inauguração em 15/11, a partir das 16h, com DJ – já ocorreu
Queerioca: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro
Capacidade: 200 lugares
Horário de funcionamento:
-
- Terça a quinta: das 16h à meia-noite
- Sexta-feira: das 16h às 2h
- Sábado: das 11h às 2h
E-mail para contato: queerioca@queerioca.com
Instagram: @queerioca
Site: www.queerioca.com
Centro Carioca de Fotografia: Travessa do Comércio, n.11 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento:
-
- Terça a sexta: das 10h às 18h
- Sábado: das 10h às 17h
E-mail para contato: centrocariocadefotografia@
Instagram: @centrocariocadefotografia
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














