GAY BLOG BR by SCRUFF

A partir de 15 de novembro, o centro do Rio de Janeiro ganhou uma nova atração cultural: a exposição urbana “Salve, Carmen!“, que transformará os tapumes do sobrado onde Carmen Miranda e sua irmã Aurora moraram em um mural colorido. Organizada pela Queerioca e pelo Centro Carioca de Fotografia, a iniciativa busca homenagear a artista e chamar a atenção para a preservação do patrimônio histórico.

Ensaio “Salve, Carmen!” (Foto: divulgação/Renata Xavier)

O imóvel, atualmente em risco de desabamento, foi um importante marco na história da cultura brasileira. A exposição utiliza fotografias recentes e imagens históricas para dar nova vida à fachada do sobrado. “É triste ver o estado da casa onde morou Carmen Miranda, um símbolo do Brasil e um ícone imenso para a nossa comunidade LGBT. Uma casa que precisa urgentemente ser restaurada e, quem sabe, aberta para visitação. Por isso quisemos chamar a atenção para o local onde um dia morou a imensa Brazilian Bombshell“, explica Laura Castro, gestora da Queerioca.

Ensaio teve participação da comunidade local

A produção das imagens envolveu a comunidade local em sessões de fotos realizadas na Travessa do Comércio. Sob a direção artística de Rui Cortez e a fotografia de Renata Xavier, pessoas de diferentes perfis foram caracterizadas com trajes e acessórios que remetem ao estilo único de Carmen Miranda. “Fotografar o projeto foi uma experiência profundamente emocionante e desafiadora. […] Trouxe um simbolismo forte e uma conexão direta com sua história“, afirma Renata.

Casa de Carmen Miranda no RJ ganha mural fotográfico feito por coletivo LGBT
Ensaio “Salve, Carmen!” (Foto: divulgação/Renata Xavier)

A fotógrafa destaca, ainda, que observar pessoas comuns, incluindo mulheres, homens, crianças e integrantes da população LGBTQIA+, vestindo-se no estilo característico de Carmen Miranda foi como presenciar a herança e a alegria da artista sendo revividas. “Era mais do que capturar imagens; era resgatar e preservar a essência de uma das maiores artistas brasileiras, imortalizando seu legado no local onde tudo começou. Havia uma energia única nos bastidores, e todos sentíamos a responsabilidade de dar vida a essa memória”, completa.

Os retratos serão exibidos em grandes dimensões, impressos em adesivos e tecidos, compondo um mural que mescla o presente e o passado. Segundo assessoria de imprensa, a exposição não apenas celebra o legado de Carmen Miranda, mas também alerta para a necessidade urgente de preservação cultural, destacando o risco de apagamento de memórias devido à deterioração do patrimônio histórico.

Casa de Carmen Miranda no RJ ganha mural fotográfico feito por coletivo LGBT
Ensaio “Salve, Carmen!” (Foto: divulgação/Renata Xavier)

Com o risco iminente de desabamento da casa de Carmen, há o perigo da memória dela ser apagada fisicamente, o que reforça a importância deste projeto. Participar de uma exposição que não só relembra seu legado, mas também alerta para a necessidade urgente de preservação cultural, é uma forma de resistência e valorização do que somos enquanto brasileiros. Sentimos que, de alguma maneira, estamos ajudando a devolver Carmen ao Rio e a todos nós”, complementa Renata.

O evento conta com o apoio da Queerioca, um espaço cultural não binárie, e do Centro Carioca de Fotografia, ambos localizados no Arco do Teles. Além da exposição, os espaços oferecem programação cultural diversificada.

Casa de Carmen Miranda no RJ ganha mural fotográfico feito por coletivo LGBT
Ensaio “Salve, Carmen!” (Foto: divulgação/Renata Xavier)

Serviço

Exposição urbana “Salve, Carmen!”
Inauguração
em 15/11, a partir das 16h, com DJ – já ocorreu

Queerioca: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro
Capacidade: 200 lugares

Horário de funcionamento:  

    • Terça a quinta: das 16h à meia-noite
    • Sexta-feira: das 16h às 2h
    • Sábado: das 11h às 2h

E-mail para contato: queerioca@queerioca.com
Instagram: @queerioca
Site: www.queerioca.com

Centro Carioca de Fotografia: Travessa do Comércio, n.11 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro

Horário de funcionamento:

    • Terça a sexta: das 10h às 18h
    • Sábado: das 10h às 17h

E-mail para contato: centrocariocadefotografia@gmail.com
Instagram: @centrocariocadefotografia




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente