Na última terça-feira (16), o empresário Elon Musk anunciou que as sedes da X (antigo Twitter) e da SpaceX serão transferidas da Califórnia. A medida veio em resposta à nova lei estadual que proíbe os distritos escolares de revelarem a identidade de gênero dos alunos trans para seus pais.
A nova legislação, que Musk descreveu como a “gota d’água“, foi criticada pelo bilionário, que afirmou que suas empresas mudarão suas sedes para o Texas. A SpaceX será realocada de Hawthorne para Starbase, enquanto a sede da X será transferida de São Francisco para Austin.
Em publicação em sua rede social X, Musk comentou: “Esta é a gota d’água. Por causa desta lei e de muitas outras que a precederam, atacando tanto famílias como empresas, a SpaceX irá agora mudar a sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas“. Mais tarde, o magnata acrescentou: “E X será transferido para Austin“.

Entenda a nova lei
A Lei de Segurança, proposta pelo membro da assembleia Chris Ward, foi criada em resposta a um “crescente ataque nacional às pessoas LGBTQ+ e, em particular, aos indivíduos trans“. A legislação visa impedir que os distritos escolares forcem os professores a revelarem a identidade de gênero dos alunos trans para seus pais.
Ward destacou que tais políticas de saída forçada prejudicam todas as partes envolvidas, incluindo pais, famílias e funcionários da escola. “Políticas de saída forçada prejudicam a todos: pais, famílias e funcionários da escola, ao obrigar desnecessariamente os funcionários a se envolverem em questões familiares e remover a oportunidade das famílias de construir confiança e ter conversas em seus próprios termos“, disse.
Críticas de Musk à causa
Elon Musk, cuja filha trans cortou laços com ele, já fez declarações antitrans no passado, incluindo tweets que criticavam pronomes e a estética deles.
Após assumir o controle do Twitter, agora rebatizado como X, Musk reverteu políticas de proteção contra discurso de ódio na plataforma, incluindo aquelas contra a atribuição de gênero incorreta e o uso de nomes falsos. Essas políticas estavam em vigor desde 2018, mas foram abandonadas em 2023 e, posteriormente, retomadas discretamente em março.
Segundo o Pink News, além das mudanças de sede, Musk planeja processar o Center for Countering Digital Hate (CCDH) por alegações de que a plataforma não conseguiu combater o discurso de ódio. Em uma pesquisa conduzida pelo CCDH, a organização afirmou que o X não tomou nenhuma ação contra 99% das 100 contas denunciadas por tuitarem conteúdo de ódio.
Elon Musk afirma que os termos “cis” e “cisgênero” serão tratados como calúnias no Twitter
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














