GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

O cientista político Juan Carlos Florián foi empossado como novo ministro da Igualdade e Equidade da Colômbia. Ele já atuava como vice-ministro desde abril e agora substitui Carlos Rosero, que havia sido nomeado após a saída da vice-presidente Francia Márquez da pasta. A mudança ocorre em meio a disputas internas no governo de Gustavo Petro. As informações são do Estado de Minas.

Ex-ator pornô e ativista LGBT assume Ministério na Colômbia
Ex-ator pornô e ativista LGBT assume Ministério na Colômbia (Foto: reprodução/Instagram/@juanflorians)

Durante a cerimônia de posse, Florián afirmou que continuará priorizando populações historicamente marginalizadas. “Com orgulho e comprometimento, assumo hoje o cargo de Ministro da Igualdade e Equidade, para continuar trabalhando em prol de populações historicamente excluídas. Reconhecemos a diferença como parte da mudança e da construção da paz”, declarou.

A escolha de Florián gerou críticas dentro do próprio governo. O então ministro Carlos Rosero e a ex-ministra Francia Márquez teriam questionado sua nomeação. O presidente Gustavo Petro, no entanto, saiu em defesa dele. Segundo relatos divulgados pela imprensa colombiana, Petro afirmou em reunião ministerial: “Ninguém negro vai me dizer que um ator pornô deve ser excluído”.

Juan Carlos Florián
Ex-ator pornô e ativista LGBT Juan Carlos Florián assume Ministério na Colômbia (Foto: reprodução/Instagram/@juanflorians)

Trajetória diversificada de Juan Carlos Florián

A trajetória do novo ministro tem chamado atenção por sua diversidade de experiências. Além da carreira acadêmica em ciência política e da atuação em organizações internacionais como Médicos Sem Fronteiras e Save the Children, Florián já foi trabalhador sexual, criador de conteúdo adulto e vive abertamente com HIV.

Em publicação feita no início de agosto nas redes sociais, ele ressaltou sua origem. “Não, eu não venho da elite. Eu venho das ruas, da luta, do verdadeiro ativismo. Eu era trabalhador sexual, criava conteúdo adulto, sou HIV positivo e era migrante. Mas também sou cientista político, formulador de políticas públicas, gestor público, defensor dos direitos humanos, vice-ministro e, acima de tudo, um filho do povo que nunca esquece de onde vem”.

Juan Carlos Florián
Ex-ator pornô e ativista LGBT assume Ministério na Colômbia (Foto: reprodução/Instagram/@juanflorians)

Segundo o Estado de Minas, antes de integrar a administração pública, Florián liderava uma organização LGBTQIA+ em Bogotá. Devido à sua militância, sofreu ameaças de morte e deixou o país, vivendo um período de exílio em Paris. Na capital francesa, chegou a recorrer à produção de conteúdo adulto como forma de sustento.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente