O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse no último dia 9 de junho que determinou que a Comissão de Diversidade faça uma avaliação de todas as personalidades homenageadas em estátuas com o objetivo de apagar personagens históricos que possuem algum vínculo com o racismo.
Além dos monumentos, as artes e nomes de ruas, murais públicos e qualquer outro tipo de homenagem será revista. Já a decisão foi motivada após a polêmica morte de George Floyd, um negro morto por um policial branco nos Estados Unidos que causou grande repercussão no mundo inteiro.
“A diversidade de nossa capital é nossa maior força, mas nossas estátuas, nomes de estradas e espaços públicos refletem uma época passada. É uma verdade desconfortável que nosso país e nossa cidade devam grande parte de sua riqueza ao seu papel no tráfico de escravos e, embora isso se reflita em nosso domínio público, a contribuição de muitas de nossas comunidades para a vida em nossa capital foi voluntariamente ignorado” – disse ao jornal Breibart News London.

Khan explica que a comissão vai valorizar tanto os negros quanto mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, numa tentativa de que Londres reflita os valores atuais da capital da Inglaterra.
“O anúncio do prefeito foi feito depois que os radicais do Black Lives Matter derrubaram uma estátua do parlamentar e filantropo Edward Colston em Bristol, em razão da riqueza que ele ganhou com o tráfico de escravos. No fim de semana, os ativistas também desfiguraram as estátuas de Abraham Lincoln e Winston Churchill em Londres. Os manifestantes também foram vistos tentando queimar a bandeira britânica no Cenotaph, o memorial de guerra do país”
O exemplo do prefeito de Londres está se refletindo em outras partes do mundo. O governador da Virgínia, Ralph Northam, nos EUA, disse que a estátua do oficial militar Robert E.Lee, depredada por manifestantes na semana passada, será retirada de vez. Já no Alabama, foi removida a estátua do almirante Raphael Semmes.
(Com informações de Estudos Nacionais e Claudia)
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.















[…] O Black Lives Matter UK também deu seu apoio à comunidade LGBTQIA+ de Gana e atacou a resposta “agressiva” do estado à abertura de um centro LGBTQIA+. […]