O atleta olímpico dos saltos ornamentais, Ian Matos, um dos primeiros brasileiros a competir nas olimpíadas a expor que era homossexual, morreu neste dia 21 de dezembro após quase dois meses internado por conta de uma infecção pulmonar. As informações são do Globo Esporte.
Ian foi internado no dia 30 de outubro na Casa de Saúde São Bento, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ele chegou a apresentar melhora, mas piorou na noite de segunda-feira, e não conseguiu sobreviver. Sua infecção na garganta foi, posteriormente, espalhada pelo esôfago e, em seguida, no pulmão.
É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do prematuro falecimento do saltador olímpico Ian Matos, de 32 anos. O Time Brasil agradece toda a sua contribuição para a evolução da modalidade.
Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos. pic.twitter.com/K75jMxSuH2
— Time Brasil (@timebrasil) December 21, 2021
O atleta revelou que era gay em 2014 durante uma entrevista ao jornal Correio Braziliense. Na época, ele disse que ganhou coragem após o saltador britânico Tom Daley também falar publicamente sobre a orientação sexual. Ian foi um dos poucos atletas brasileiros nas Olimpíadas de 2016 que se declarava homossexual. Em Tóquio, 45 atletas da delegação brasileira se declararam bissexuais ou homossexuais.
Em seguida, foi classificado para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, além de integrar a seleção brasileira em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos (2015 e 2017), Copas do Mundo (2016), Campeonatos Sul-Americanos (2010 e 2014) e nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ficando em oitavo lugar no trampolim de 3 metros.
Ian Carlos Gonçalves de Matos nasceu eu Muaná, no dia 24 de abril de 1989. Em seus últimos anos, se mudou para o Rio de Janeiro. vaquinha virtual pedindo R$ 10 mil para ajudar a custear a vinda da mãe e da irmã para a capital fluminense. Uma das atletas que criaram a vaquinha, a também saltadora Giovanna Pedroso postou em sua conta no Instagram um apelo para arrecadar fundos.
Outros atletas, como Tammy Galera, Danielle Robles (saltos ornamentais) e o medalhista olímpico e campeão mundial Arthur Nory (ginástica artística), também compartilharam a campanha em suas redes sociais.

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














