O produtor e ativista Thiago Roberto de Souza, conhecido por sua atuação na cena LGBTQ+ paulistana, morreu aos 34 anos em São Paulo. A notícia foi confirmada pelo também produtor André Almada e compartilhada nas redes sociais das festas organizadas por Thiago.
Thiago era sociólogo e ganhou destaque como criador de eventos ousados, como as festas Dando e Popporn. Além do entretenimento, trabalhou ativamente em campanhas de conscientização sobre o HIV, ampliando a visibilidade de temas importantes para a comunidade LGBTQIA+.

Homenagem e legado
A equipe da festa Dando publicou uma nota de pesar:
“É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Thiago Roberto de Souza, idealizador e produtor da festa Dando. Neste momento de dor, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo (…). Agradecemos a compreensão de todos e pedimos que se unam a nós em pensamentos e orações por Thiago. Que sua memória permaneça viva em nossos corações.”
A nota não divulgou a causa da morte.

Natural de Assis, interior de São Paulo, Thiago iniciou sua trajetória acadêmica no Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Sexualidades, da Unesp. Em entrevista para o livro “Entre tantos”, publicado pela Prefeitura de São Paulo em 2023, ele relembrou sua participação nas ações de prevenção voltadas para grupos marginalizados:
“Eles tinham filmes, revistas, livros, era o pessoal da psicologia, com muita informação. E eu tinha fome de informação. Me aproximei, me envolvi e comecei a participar das ativações de prevenção com travestis, garotas de programa, a galera marginalizada da cidade.”
Reflexões sobre identidade e ativismo
Em 2024, Thiago fez um desabafo nas redes sociais sobre sua trajetória e o impacto da exposição pública em sua vida:
“Durante minha adolescência, frequentemente me via escondendo aspectos de minha identidade, especialmente minha orientação sexual. Naquela época, eu não percebia que essa tentativa de ocultar quem realmente era se assemelhava aos ataques que sofria. Mas, hoje, vejo diferente.”

Ele também refletiu sobre sua escolha de seguir um caminho fora dos padrões convencionais:
“Ao longo do tempo, tive a oportunidade de seguir um caminho mais tradicional, talvez um emprego formal, mas optei por buscar o que acreditava ser melhor para a nossa sociedade. Nesse processo, acabei por me perder, na tentativa de deixar de me achar. Essa jornada de autodescoberta me permitiu conhecer um ‘eu’ novo, mais autêntico.”
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.















[…] originalmente pelo produtor cultural Thiago Roberto, que faleceu recentemente, o projeto segue agora sob a liderança de André Almada. Também […]