Nos dias 28 e 29 de junho, a Escola MAB do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em colaboração com a Escola B da BATEKOO, realizará a “Ocupação Adé Dudu“, um evento gratuito dedicado à cultura e à produção artística afro-brasileira e LGBTQIA+. O evento, que faz parte das comemorações do mês do orgulho LGBTQIAPN+, incluirá mesas de diálogo, exibições de filmes e uma oficina de discotecagem, especialmente destinada ao público trans e travesti.
A iniciativa, que ocorrerá inicialmente na Oficina Cultural Oswald de Andrade e depois no próprio Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, visa promover uma reflexão sobre a resistência e luta da população negra LGBTQIA+ contra o racismo, a homofobia e a transfobia.

Durante o evento, serão apresentados dois curtas-metragens. O primeiro, “Noite das Estrelas“, é um documentário performance que busca resgatar memórias culturais da comunidade LGBTQIAPN+ das décadas de 80 e 90. O segundo, “Negrum3” de Diego Paulino, celebra a juventude negra e sua liberdade, afastando-se dos estereótipos e opressões sociais.
Segundo informações fornecidas pela assessoria de imprensa, a “Ocupação Adé Dudu” presta tributo ao coletivo fundado por Adé Dudu em 14 de março de 1981, em Salvador. Esse grupo desempenhou um papel importante na luta contra o racismo e a homofobia, focando nos desafios específicos enfrentados por homens negros homossexuais durante uma década. Entre seus membros estavam figuras como Tosta Passarinho, Ermeval da Hora, Wilson Mandela e Hamilton Vieira.
Importância da parceria
O diretor artístico do museu, Hélio Menezes, enfatizou a importância da parceria entre o Museu e a BATEKOO, destacando “uma sintonia forte” entre as duas organizações na promoção da arte e cultura afro-brasileira. “Essa iniciativa construída em parceria traz um público jovem, preto e dissidente para uma programação muito afim a este momento em que o Museu Afro Brasil expande seus canais de comunicação e troca com as comunidades negras, e a partir delas com a sociedade brasileira mais amplamente“, afirma.
Já o diretor de ações educativas da BATEKOO, Leonardo Moraes Batista, explicou que a Ocupação é uma iniciativa da organização para “valorizar as memórias e ativar o patrimônio de saberes produzidos por esse grupo“. Por meio da Escola B e em colaboração com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, a proposta busca ampliar a missão educativa do grupo, integrando arte, educação e cultura. “A iniciativa visa dinamizar a produção de conhecimento e formação para atuar nos diversos setores da cadeia produtiva da cultura“, finaliza.

Inscrições
As inscrições para a oficina e para receber certificação estão abertas até o dia 27 de junho. A participação no evento é gratuita, mas a inscrição prévia é necessária para aqueles que desejam obter um certificado. Detalhes sobre o processo de inscrição podem ser encontrados no site do Museu Afro Brasil.
Além das sessões de filme e diálogo, o evento terminará com uma oficina de discotecagem comandada pela DJ Kiara Felippe. Esta oficina é exclusiva para pessoas trans ou travestis.
Serviço
Ocupação Adé Dudu
Sexta-feira, 28 de junho, das 19h às 21h
Diálogos sobre produção artística afro-brasileira e dissidente sexual – Maré de Matos e Thiago Costa, com mediação de Naymare Azevedo
Endereço: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001
Entrada: gratuita
Inscrições até 27/6 pelo link
Sábado, 29 de junho, das 10h às 18h
- Diálogos sobre ativações de memórias e pesquisas negras e LGBTQIAPN+ na produção artística brasileira: com Entidade Maré e TRANsarau (das 10h às 11h);
- Coletivo Bajubá + Museu Afro (das 11h às 12h30)
- Exibição de filmes: Noite das Estrelas e Negrume (das 15h às 16h)
- Oficina de Discotecagem com Kiara Felippe + DJ Set BATEKOO + Ballroom (das 16h às 18h).
Endereço do Museu: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP (acesso via transporte público ou veículo de aplicativo)
Funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h (permanência até às 18h)
Entrada: gratuita
Inscrições até 27/6 pelo link
Estacionamento (Parque Ibirapuera)
Horário: das 5h à 0h
Acessos para automóveis: Portões 3 e 7
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














