GAY BLOG BR by SCRUFF

O brasilianista James Green, professor de História Moderna da América Latina na Brown University, nos Estados Unidos (EUA), está realizando uma turnê pelo Brasil para lançar sua mais recente coletânea de ensaios, “Escritos de um viado vermelho“. Recentemente, o pesquisador esteve em São Paulo, onde participou de um debate na Casa Queer, além de desfilar no trio elétrico da AIDS Healthcare Foundation durante a 28ª Parada do Orgulho LGBT+.

James Green
James Green na Parada LGBT+ de São Paulo (Foto: reprodução/Instagram/@jamesnaylorgreen)

Escritos de um viado vermelho

O livro de Green reúne textos revisados e artigos inéditos que analisam o surgimento do movimento LGBTQIA+ no Brasil durante os últimos anos da Ditadura. Examinam as tensões entre esses ativistas e a esquerda, as relações entre Brasil e Estados Unidos durante o regime ditatorial brasileiro e a importância dos arquivos históricos para pesquisas. Também abordam o ativismo político contemporâneo e as mudanças e permanências no Brasil atual.

Confira a sinopse completa:

Nos ensaios que compõem este volume, James N. Green se debruça sobre seus temas de pesquisa mais caros, a saber, o movimento LGBTQIA+ e o período da Ditadura militar brasileira, sem se afastar do tom pessoal e da prosa fluida que lhe são característicos. Trata-se de uma obra que já nasce como referência para todos que estudam ou têm curiosidade sobre o tema.

Escritos de um viado vermelho (Foto: divulgação)

Turnê pelo Brasil

Após ter passado por São Paulo, Green segue para eventos no Rio de Janeiro, Brasília e também na capital mineira, Belo Horizonte. Confira abaixo a programação completa:

RIO DE JANEIRO

11 de junho, terça-feira, às 18h: Museu da República
Conferência A Contribuição do Movimento LGBTI+ para a República Brasileira
Museu da República
Rua do Catete, 153 | Catete | Rio de Janeiro (RJ)

13 de junho, quinta-feira, às 19h: Livraria da Travessa Botafogo
Lançamento e sessão de autógrafos
Rua Voluntários da Pátria, 97 | Botafogo | Rio de Janeiro (RJ)

BRASÍILIA

18 de junho, terça-feira, às 17h30: UnB
Mesa-redonda e lançamento do livro
Sala de Reuniões da Associação dos Docentes da UnB
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Universidade Federal de Brasília
Gleba A | Casa do Professor | Área 1 | Asa Norte | Brasília (DF)

21 de junho, sexta-feira, às 18h30: Espaço Cultural Renato Russo
Mesa-redonda e lançamento do livro
Espaço Cultural Renato Russo
Comércio Residencial Sul 508 | Bloco A | Asa Sul | Brasília (DF)

BELO HORIZONTE

24 de junho, segunda-feira, às 17h: UFMG
Conferência Resistência à Ditadura, a Geração 77 e a militância do Movimento Homossexual
Auditório Bicalho | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 | Pampulha | Belo Horizonte (MG)

27 de junho, quinta-feira, às 19h: Madame Geneva
Sessão de autógrafos
Madame Geneva
Rua Elias Antônio Jorge, 21A | Luxemburgo | Belo Horizonte (MG)

James Green
James Green (Foto: reprodução/Instagram/@jamesnaylorgreen)

Conheça James Green

James Naylor Green é um professor de História Moderna da América Latina e de História e Cultura no Brasil na Brown University, nos Estados Unidos. Fundador e diretor da Iniciativa do Brasil na mesma instituição, ele é reconhecido por criar uma vasta rede de ativismo acadêmico tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Green também liderou o projeto Open Archive, que tornou público mais de 50 mil documentos do governo estadunidense produzidos durante a Ditadura militar brasileira.

James Green
James Green (Foto: reprodução/Instagram/@jamesnaylorgreen)

A trajetória de Green é marcada pelo ativismo pelos direitos LGBTQIA+ e pela defesa da democracia no Brasil, onde viveu entre 1976 e 1982, durante a Ditadura civil-militar. Ele publicou, pela Editora Unesp, o livro “Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil no século XX“, com uma terceira edição revisada e ampliada em 2022. A obra é um marco na historiografia sobre a homossexualidade masculina no Brasil, explorando as transformações e desafios enfrentados ao longo do século XX.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente