São Paulo é uma cidade reconhecida por sua receptividade à comunidade LGBTQIA+, especialmente durante eventos como a Parada do Orgulho LGBT+, que atrai milhões de pessoas e movimenta significativamente a economia local. Segundo dados da Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT), o turismo LGBTQIA+ no município está em crescimento, registrando aumento anual de 11% em visitantes.
Esse crescimento contribui para a economia local, tendo em vista os gastos com hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. O levantamento da Organização Mundial do Comércio (OMT) estima que, globalmente, a comunidade LGBTQIA+ movimente aproximadamente US$ 3 bilhões por ano (em média R$ 15 bilhões).

Museu da Diversidade Sexual
Segundo Tony Boita, gerente de Conteúdo do Museu da Diversidade Sexual (MDS), São Paulo é um dos principais destinos para a comunidade LGBTQIA+ devido à sua atmosfera inclusiva. A cidade tem se mostrado como um local que acolhe as diferenças, apoiada por políticas públicas e uma forte contribuição econômica. “Ainda que se tenha muito a conquistar, principalmente em relação à direitos e proteção à vida, neste setor, é possível observar um crescimento impulsionado pela movimentação dos órgãos públicos“, declarou.

Conforme levantamento da Booking.com, 76% dos brasileiros da comunidade LGBTQIA+ escolhem São Paulo por suas atividades e atrações voltadas para eles. A pesquisa foi feita entre março e abril de 2023 e contou com 11.555 viajantes de 27 países e territórios.
Locais como o Museu da Diversidade Sexual enriquecem o cenário cultural, pois oferecem variadas programações que abrangem arte, cultura e educação. O museu oferece uma programação variada que inclui exposições digitais, clube do livro focado em literatura trans, podcasts e terapia comunitária, todos gratuitos e abertos ao público.
A coordenadora de Educação, Exposições e Programação Cultural, Amara Moira, detalha as atividades planejadas e a intenção do local. “O Museu da Diversidade Sexual planeja a programação com a maior abrangência possível, trazendo atividades presenciais e online, para alcançar mais pessoas, resgatando e celebrando a história e cultura LGBTQIA+“, conta.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.















[…] da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo. O evento acontece no Largo do Arouche, região central da capital paulista, das 11 horas às 21 horas e conta com o patrocínio do […]
[…] vividas pelo autor ao longo de sua vida na capital paulista, “Autofobia” transforma a cidade de São Paulo em um elemento essencial para a construção desta fase complexa da vida de Ivan, que busca por […]
[…] complementar o calendário de celebrações do mês do Orgulho LGBT+ na capital paulista, a MUBI, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e o SP Cine, irá realizar duas exibições […]
[…] São Paulo é um destino popular entre os turistas LGBTQIA+ devido à sua vibrante cena cultural e eventos inclusivos como a Parada do Orgulho LGBT+. Essa receptividade também impulsiona a economia local com um aumento anual de 11% no número de turistas, como apontam dados da Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT). […]