Na última terça-feira (01), a prefeitura de Tóquio começou a emitir certidões de união para casais do mesmo sexo que vivem e trabalham na capital japonesa. Esse é um marco muito aguardado em um país sem casamento igualitário. As informações são da agência France Presse.
As certidões permitem que relacionamentos LGBTQIA+ sejam tratados como casamento em alguns serviços públicos, em áreas como moradia, medicina e assistência social. Desde 2015, mais de 200 municípios ou autoridades locais no Japão já oferecem certidões a casais homossexuais para facilitar certos procedimentos.

“Com este sistema em Tóquio, espero sinceramente que possamos acelerar os esforços para criar uma sociedade onde os direitos das minorias sexuais possam ser protegidos e sejam mais iguais“, declarou a ativista Soyoka Yamamoto à imprensa.
“Espero que agora possamos ter acesso a várias instalações e serviços sem precisar explicar nosso relacionamento“, acrescentou Yoriko. Na manhã da última sexta-feira (28), 137 casais já haviam solicitado a certidão, de acordo com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.
Nos últimos anos, o Japão, governado por um partido conservador, deu pequenos passos para aceitar a diversidade sexual. Cada vez mais empresas apoiam o casamento igualitário, e personagens LGBTQIA+ aparecem mais abertamente em programas de TV.
Segundo a France Press, embora a medida seja bem-vinda, o novo sistema de Tóquio tem limitações: não reconhece o direito à herança, tampouco permite solicitar um visto de casal no caso de relacionamentos entre japoneses e estrangeiros.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














