Uma pesquisa recente da Booking.com destacou que a maioria dos pais LGBT+ no Brasil (67%) avalia o nível de receptividade dos destinos de viagem antes de fazer suas reservas, especialmente em relação ao acolhimento de crianças e pessoas LGBTQIA+. O estudo revela também que 34% dos entrevistados afirmam que sua orientação sexual ou identidade de gênero influencia diretamente na escolha dos destinos para férias em família.
O levantamento foi feito de forma on-line entre abril e maio de 2024, a partir de amostras de 11.469 viajantes LGBTQIA+ de 27 países e territórios.

Conforto e segurança ao viajar
Segundo os dados levantados pela agência de viagens, o conforto ao viajar para países com leis de proteção aos direitos LGBTQIA+ é significativo, com 86% dos pais LGBT+ brasileiros relatando sentir-se confortáveis durante toda a viagem em destinos que oferecem essas garantias.
No entanto, a pesquisa também aponta que muitos destinos populares ainda são evitados por 66% dos pais devido à falta de inclusão, e 45% dos entrevistados sentem que isso impacta negativamente a sua lista de desejos de viagem. Ademais, o medo de discriminação faz com que 34% dos pais alterem sua aparência e comportamento durante viagens, e 46% criem alter egos para esconder sua verdadeira identidade.
Evolução
Apesar desses obstáculos, a pesquisa indica uma percepção de progresso no setor de turismo, com 83% das famílias LGBTQIA+ notando uma maior inclusão, o que as torna mais confiantes para viajar. Além disso, 74% dos entrevistados se sentem mais seguros como viajantes por serem LGBTQIA+.
São Paulo lidera como destino LGBT+
São Paulo é um destino popular entre os turistas LGBTQIA+ devido à sua vibrante cena cultural e eventos inclusivos como a Parada do Orgulho LGBT+. Essa receptividade também impulsiona a economia local com um aumento anual de 11% no número de turistas, como apontam dados da Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT).
Globalmente, o turismo LGBTQIA+ é um mercado robusto, movimentando cerca de US$ 3 bilhões por ano, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMT). De acordo com uma pesquisa da Booking.com, realizada entre março e abril de 2023, 76% dos viajantes LGBTQIA+ brasileiros escolhem São Paulo por suas atividades específicas para a população, que buscam promover inclusão e diversidade.
Destinos homofóbicos ficam de fora dos R$ 2,4 trilhões do turismo LGBT+
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














