A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) realizou uma pesquisa durante a 21ª Parada do Orgulho LGBT+, que aconteceu no último domingo (8) no circuito Barra/Ondina, em Salvador. O estudo teve como objetivo identificar o perfil dos visitantes e levantar informações sobre o impacto turístico do evento, incluindo dados como origem dos turistas, meios de transporte, tipos de hospedagem, gastos e tempo de permanência na cidade. A pesquisa também avaliou a percepção dos participantes sobre as atividades realizadas durante a parada e na Semana da Diversidade.
Equipes do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da Setur-BA estiveram espalhadas pelo circuito para coletar as informações diretamente com o público presente. Segundo a organização, o estudo faz parte de uma estratégia para melhorar a experiência dos turistas LGBTQIA+ e fortalecer o turismo inclusivo no estado. Além disso, a pesquisa está conectada ao Roteiro LGBTQIAPN+, desenvolvido em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB) e a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav).

Análise do perfil do público presente
A pesquisa busca entender o perfil do público que comparece à Parada do Orgulho LGBT+ e avaliar o impacto econômico do evento, que movimenta setores como transporte, bares, restaurantes e serviços de hospedagem. O presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, destacou a importância da parada para a economia local, afirmando que o evento “movimenta uma cadeia produtiva significativa“.
Visitantes de fora da Bahia elogiaram a iniciativa de realizar a pesquisa. O psicólogo Bruno Ferreira, de Goiás, afirmou que “um evento grande como esse serve para mostrar a importância de respeitar os direitos do outro“, destacando a acolhida calorosa do público local. “Essa pesquisa é muito importante“, completou.

A pesquisa também pretende auxiliar o planejamento de futuras ações voltadas ao turismo inclusivo. A coordenadora de Regionalização e Promoção do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos, explicou que o governo baiano tem se dedicado a promover o estado “entre os destinos gay friendly mais procurados do país, em feiras nacionais e internacionais“, investindo em ações como essa pesquisa para entender as necessidades do público.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














