No próximo dia 29 de agosto, Salvador será palco do lançamento do estudo “Inclusão Econômica e Geração de Renda da População LGBTQIA+ no Brasil: Desafios, Iniciativas e Financiamentos“. O relatório, produzido pelo Fundo Positivo em parceria com o Instituto Matizes e com apoio da Wellspring Philanthropic Fund (WPF), será apresentado em um evento que coincide com o Dia da Visibilidade Lésbica.
Pesquisa analisa obstáculos econômicos
A pesquisa busca analisar quais os obstáculos econômicos enfrentados pela população LGBTQIA+ no Brasil, destacando a vulnerabilidade de pessoas trans e travestis. Segundo a organização do evento, os resultados apontam para uma necessidade urgente de políticas públicas mais fortes que foquem na inclusão desses grupos no mercado de trabalho.

O coordenador do Fundo Positivo, Harley Henriques, enfatizou a carência de dados confiáveis sobre a situação empregatícia da população LGBTQIA+ no país. “Existe uma lacuna de dados sobre a comunidade LGBT+ no Brasil, principalmente sobre a geração de emprego e acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho. Os resultados do levantamento mostram a necessidade de mais políticas públicas voltadas para a nossa comunidade, com especial atenção na população transsexual“, disse.
O estudo também examina a eficácia dos projetos de inclusão econômica que são liderados pela própria população LGBTQIA+. A pesquisa revelou que, apesar dos esforços para promover treinamento profissional e cursos de empreendedorismo, apenas 25% dos participantes conseguem sustentar um emprego formal ou um negócio próprio por mais de um ano, segundo informações da organização.
Outro dado levantado pela pesquisa é que menos de 70% das iniciativas de inclusão econômica para as pessoas LGBTQIA+ recebem financiamento externo, e quase metade das organizações nunca contou com apoio financeiro para seus projetos.
Participações especiais
No evento, além dos responsáveis pelo estudo no país e coordenadores do Fundo Positivo, Élida Miranda e Harley Henriques, também estarão presentes os embaixadores do projeto, como Fred Nicácio, Nanda Costa, Carmo Dalla Vecchia e Raquel Virgínia.

A organização informou que o relatório completo estará disponível para download nos sites do Fundo Positivo e do Instituto Matizes a partir da data do evento.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














