A Casa Rosa, espaço de acolhimento LGBTQIA+ no Distrito Federal, em parceria com a Sama Sama International, está lançando o projeto Trans Stories Brasília. A iniciativa busca criar oportunidades de emprego para mulheres trans e travestis no setor de turismo, por meio de passeios guiados por locais de relevância histórica e cultural para a população LGBTQIA+.

O projeto, previsto para começar no primeiro semestre de 2025, oferecerá passeios a pé conduzidos por mulheres trans e travestis. Elas serão capacitadas para atuar como guias turísticas, apresentando pontos emblemáticos de Brasília, alguns deles de importância histórica para as pessoas LGBT+.
Além da capacitação, elas contarão com apoio para a criação de uma cooperativa, que permitirá o desenvolvimento sustentável da atividade, com recursos financeiros e suporte logístico.
Organização e importância da iniciativa em Brasília
A Sama Sama International, organização social criada por Jayni Gudka, tem como objetivo conectar pessoas marginalizadas aos setores de turismo e eventos. O projeto é inspirado na Unseen Tours, que capacitou pessoas em situação de rua para liderar passeios em Londres. A versão brasileira busca aplicar esse modelo ao contexto de Brasília, oferecendo uma nova perspectiva para o turismo local.
Jayni Gudka está em Brasília até 15 de setembro para articular o projeto com movimentos sociais, coletivos LGBTQIA+ e autoridades políticas. Ela também visitou a Casa Rosa para conhecer de perto o trabalho de acolhimento oferecido no local e fortalecer as parcerias para a execução do Trans Stories.

De acordo com Pedro Matias, coordenador da Casa Rosa, o projeto pretende gerar impacto social e econômico ao criar novas oportunidades para mulheres trans que enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho. “O Trans Stories é uma grande oportunidade para proporcionar oportunidades a essas mulheres, que não encontram espaço no mercado de trabalho por conta do preconceito. Além de garantir a representatividade, estamos falando de uma perspectiva única para apresentar a turistas e visitantes espaços icônicos da cidade, inclusive locais que, no passado, foram importantes para a nossa comunidade”, afirma.
Peça em Brasília retrata a vida de pai gay e filha travesti na Ditadura chilena
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














