GAY BLOG BR by SCRUFF

A Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou novas políticas de inclusão para pessoas trans nos seus processos seletivos de graduação e pós-graduação. A partir de 2025, a universidade reservará 2% das vagas de graduação e uma vaga adicional em cada curso de pós-graduação para candidatos trans, conforme decidido em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx-UFF) na última quinta-feira (19). As informações são do site da universidade.

A iniciativa visa aumentar a diversidade e a inclusão no ambiente acadêmico. Segundo estimativas da universidade, aproximadamente 360 candidatos trans poderão se beneficiar desta política anualmente. O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destacou que a medida é um passo importante para promover um ambiente mais democrático e plural. “Com sensibilidade, incorporamos a pauta da luta por mais diversidade e inclusão, reforçando o pioneirismo da nossa universidade no combate às desigualdades estruturais e no fortalecimento das Políticas de Ações Afirmativas”, celebrou.

UFF reserva vagas para pessoas trans na graduação e pós-graduação
UFF reserva vagas para pessoas trans na graduação e pós-graduação (Foto: @gayblogbr)

Segundo matéria divulgada, o desenvolvimento da resolução foi resultado de um esforço colaborativo entre a administração da universidade e o movimento estudantil trans da UFF. A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Alessandra Siqueira Barreto, enfatizou a importância do protagonismo dos estudantes trans na formulação desta política: “A aprovação dessa política e a sua implementação já no próximo ano mostram que a universidade está comprometida com ações sociais que visam à redução das formas de discriminação, de exclusão e de violência. A universidade, por meio da sua autonomia, cumpre mais uma vez o seu papel social“, conta.

Promoção da diversidade

Além das novas vagas, a UFF já possui algumas ações afirmativas voltadas para a inclusão de estudantes trans em seus programas de mestrado e doutorado desde 2018. Atualmente, 18 cursos de pós-graduação oferecem vagas reservadas e, com a nova política, espera-se que cada programa passe a oferecer pelo menos uma vaga dedicada a partir de 2025.

Outra iniciativa da UFF é a produção de um Manual de Acessos para Estudantes Trans, desenvolvido por um aluno da instituição. Além disso, a universidade está formando a Comissão Permanente Travestigêneres da UFF, que trabalhará em conjunto com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis para aconselhar e monitorar a implementação de políticas e ações relevantes.

Ademais, em julho deste ano, a UFF lançou o projeto “Rede Visibiliza UFF”, que oferece atendimento odontológico gratuito para a população trans, travestis e não binárias em Nova Friburgo, em parceria com o Centro de Cidadania LGBT Hanna Suzart. O projeto, que inicialmente focava apenas em saúde bucal, agora inclui colaboração dos estudantes dos cursos de Odontologia, Biomedicina e Fonoaudiologia da UFF. Os pacientes são encaminhados pelo Centro de Cidadania LGBT, mas muitos também chegam por meios próprios, impulsionados por redes sociais ou recomendações.

Projeto da UFF debate sobre saúde mental de mulheres transexuais e travestis




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente