GAY BLOG BR by SCRUFF

Belo Horizonte (Minas Gerais) recebe neste sábado, 31 de janeiro, a 9ª edição da Caminhada da Visibilidade Trans e Travesti da Região Metropolitana, organizada pelo Movimento Autônomo Trans e Travesti de Belo Horizonte (MovAT). A manifestação terá formato de cortejo político-cultural, conduzido pelo Bloco Beagá Trans, com concentração a partir das 14h na Praça Sete, ao lado do Cine Theatro Brasil, e saída às 15h pela Avenida Amazonas.

Com a proposta de unir arte e denúncia, o cortejo marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, celebrado anualmente em 29 de janeiro. O trajeto seguirá pela Rua dos Tupinambás e Rua Aarão Reis, com dispersão prevista para as 20h, em frente ao Teatro Espanca.

'Bloco Beagá Trans' ocupa as ruas de BH com folia como forma de resistência política - Divulgação
‘Bloco Beagá Trans’ ocupa as ruas de BH – Divulgação

A manifestação contará com a Bateria Transpira, formada exclusivamente por pessoas trans, sob regência de Thalyssa Akará e Be Tymburibá. A cantora BAHIA estará nos vocais. A programação inclui também blocos parceiros, DJs e apresentações de artistas trans da cena cultural mineira, com repertório de ritmos como pagodão, ijexá, marchinha e funk.

Para Yunni Anumaréh, produtora cultural do MovAT, “teremos uma manifestação alegre, colorida, leve e política, porque festejar, para pessoas cujas vidas têm sido marcadas por violência e morte, é um ato revolucionário”. Ela afirma ainda que “a 9ª Caminhada da Visibilidade Trans e Travesti da RMBH reafirma a importância da mobilização social, da arte e da ocupação das ruas como estratégias de luta por dignidade, respeito e cidadania para pessoas trans e travestis em Belo Horizonte e região”.

O Bloco Beagá Trans, que adotou esse nome a partir de 2024, expressa o protagonismo trans no Carnaval da cidade. O tema deste ano, “BH é quem? BH é trans!”, aborda com bom humor o direito à cidade e à mobilidade, especialmente diante das críticas recentes ao transporte público da capital.

Ainda segundo Yunni, “nosso bloco celebra a vida de pessoas trans criando um espaço seguro para que possamos brincar nosso Carnaval em paz, sem a hipervigilância que faz parte das nossas vidas 24 horas por dia, 7 dias por semana”. Ela também destaca o contexto de violência que marca o cotidiano da população trans: “tivemos um 2025 especialmente violento para as pessoas trans em Belo Horizonte, o que acompanha uma crescente onda de ódio mundial contra as dissidências de gênero, numa barganha política que oferece nossos corpos abatidos em troca de votos e expansão do poder”.

“Mortes banalizadas e transmitidas ao vivo como foram as de Alice Martins Alves e Christina Maciel Oliveira são símbolos que afirmam diariamente à sociedade que está permitido (e até incentivado) eliminar pessoas como nós. Por isso, festejar, mais do que nunca, é uma das formas mais rebeldes que encontramos para desobedecer e celebrar as pessoas trans vivas”, conclui.

'Bloco Beagá Trans' ocupa as ruas de BH com folia como forma de resistência política - Divulgação
‘Bloco Beagá Trans’ ocupa as ruas de BH – Divulgação

A Caminhada da Visibilidade, iniciada em 2017, já passou por edições silenciosas, festivais, blocos de carnaval e formatos virtuais durante a pandemia. Desde então, o MovAT tem diversificado suas formas de atuação com foco em arte, cultura e enfrentamento político.

Neste ano, a Jornada da Visibilidade Trans, tradicionalmente realizada em janeiro, passa a ser distribuída ao longo do ano. Um dos destaques será o Festival Ori Trans Vive, previsto para 9 de maio, com protagonismo de pessoas trans originárias de povos e comunidades tradicionais.

Serviço

9ª Caminhada da Visibilidade Trans e Travesti da RMBH
Cortejo manifesto do BLOCO BEAGÁ TRANS
📍 Concentração: 14h na Praça Sete (Av. Amazonas, ao lado do Cine Theatro Brasil)
🕒 Saída: 15h pela Av. Amazonas
🛤️ Trajeto: Rua dos Tupinambás e Rua Aarão Reis
🏁 Dispersão: 20h no Teatro Espanca




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente