GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta sexta-feira (20), é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Transmasculina no Brasil e destaca as vivências de homens trans e pessoas transmasculinas. A data tem como objetivo enfrentar a invisibilidade, combater o preconceito e reforçar a necessidade de políticas públicas voltadas a essa população.

Dia da Visibilidade Transmasculina marca luta por direitos no Brasil
Dia da Visibilidade Transmasculina marca luta por direitos no Brasil (Imagem: @gayblogbr)

A escolha do dia faz referência ao primeiro Encontro Nacional de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas (ENAHT), realizado em 2015 na Universidade de São Paulo (USP), organizado pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT). O evento marcou o início de uma articulação nacional mais estruturada do movimento transmasculino.

Diferentemente do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, o 20 de fevereiro foca especificamente nas demandas de homens trans e pessoas transmasculinas, como acesso à saúde, reconhecimento de identidade, inserção no mercado de trabalho e enfrentamento à transfobia. Fevereiro também é reconhecido como o Mês da Visibilidade Transmasculina.

Em 2024, instituições culturais e órgãos públicos promoveram ações ligadas à data. A Cinemateca Brasileira realizou programação voltada à representação de homens trans, com apoio do Museu da Diversidade Sexual. No mesmo ano, a Defensoria Pública do Estado da Bahia organizou um mutirão para alistamento militar de pessoas que retificaram o gênero para masculino.

Em artigo publicado pelo site Campo Grande News, a data é definida como um momento de reflexão: “No Dia Nacional de Luta e Visibilidade de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas, é imperativo refletirmos sobre a importância de promover posturas e práticas respeitosas e inclusivas em nossa sociedade”. O texto também ressalta que o enfrentamento das desigualdades estruturais é parte central da agenda.

Segundo o portal, “a erradicação da violência é uma meta essencial”, destacando que homens trans e pessoas transmasculinas ainda enfrentam altos índices de discriminação e agressões. O artigo aponta a conscientização como ferramenta para transformar práticas e atitudes.

A publicação ainda afirma que “a promoção dos Direitos Humanos é central nessa luta”, defendendo acesso igualitário a oportunidades e respeito à identidade de gênero. O 20 de fevereiro funciona como marco de mobilização e reafirmação de direitos para corpos transmasculinos no país.

Cinemateca e Museu da Diversidade Sexual celebram Visibilidade Transmasculina com sessão de curtas




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente