O esquiador e ator Gus Kenworthy, medalhista olímpico de prata em Sochi 2014, contou que flertou trocando mensagens com a cantora Miley Cyrus antes de se declarar publicamente gay. Em entrevista à revista The New Yorker, o atleta disse que isso aconteceu quando ele ainda escondia sua orientação sexual por medo de prejudicar a carreira no esporte.

A situação começou logo após a conquista da medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno. No dia seguinte à prova, em 14 de fevereiro, Dia dos Namorados em vários países, Gus foi questionado por um repórter sobre o encontro dos sonhos e uma celebridade por quem tivesse interesse. Sem pensar muito, ele citou Miley Cyrus. “E eu me lembro de me sentir realmente atormentado: Será que eu faço uma piada entre aspas e digo, tipo, Jake Gyllenhaal? […] Eu meio que entrei em pânico e disse Miley Cyrus. […]”, começou.
O que era só uma resposta rápida tomou outro rumo quando a cantora viu a entrevista.
“A Miley me marcou no Twitter (X) e me seguiu. Foi surreal por vários motivos, mas eu também estava me afundando cada vez mais”, continuou. O atleta disse que ficou surpreso com a repercussão e, ao mesmo tempo, desconfortável por ainda não ter declarado sua sexualidade publicamente.

“Eu realmente a amo. Mas aí começaram a rolar umas mensagens de texto com flertes, e eu me lembro de pensar: ‘O que estou fazendo? Não quero mais isso. Não quero mais acordar e mentir’”, contou. Para ele, a situação aumentava seu conflito interno entre o que mostrava em público e a vida pessoal que ainda escondia.
Gus Kenworthy compara trajetória com série
Na entrevista, Gus comparou essa fase ao enredo da série canadense “Rivalidade Ardente” [Heated Rivalry], que acompanha dois atletas rivais do hóquei que vivem um romance em segredo. Ele afirmou que se viu refletido na trama por também ter mantido relações escondidas enquanto não se sentia seguro para se abrir: “E acho que nunca me vi representado na tela daquela forma, de uma maneira tão significativa. Os paralelos são impressionantes. Eu também tive um relacionamento secreto, com esses encontros clandestinos e ficadas”.
O esquiador explicou ainda que associou Miley Cyrus ao papel de uma personagem famosa da série, alguém com quem ele “deveria” se envolver se fosse hétero, mas que não representava o que realmente desejava. Segundo ele, o conflito vinha justamente da pressão de parecer alguém que não era. “E o personagem Scott Hunter… eu me identifiquei muito com ele. Ele queria se assumir, mas na verdade, sentia que não podia, por causa das circunstâncias. Eu fui assim por muitos anos. Eu tinha o mesmo anseio: estar apaixonado, ser público e não ter que me esconder”, contou.

Gus Kenworthy se declarou gay em outubro de 2015, em entrevista à ESPN: The Magazine, cerca de um ano após a medalha olímpica. Na época, a própria Miley Cyrus comentou publicamente o gesto, celebrando a decisão do atleta de viver de forma aberta.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














