GAY BLOG BR by SCRUFF

Empresário e professor universitário, Nélio Fonsêca (MDB) concorre a deputado federal em Pernambuco. Morador de Recife (PE), ele é bissexual e tem 33 anos. Ativista ambiental, o candidato também é bacharel em Ciências Contábeis, administrador, corretor imobiliário e desenvolvedor de software.

De acordo com Nélio, sua candidatura a deputado federal foi escolhida “pelo Coletivo Pernambuco Sustentável, formado por representantes de diversos segmentos sociais e minorias, ambientais, empresariais e de categorias profissionais”.

Nélio Fonsêca, candidato a deputado federal pelo MDB de PE (Foto: Reprodução/ Facebook)

Sobre os preconceitos enfrentados no dia a dia e os desafios da candidatura, Nélio diz que “existe muita bifobia” e que sofre “preconceito de todos os lados”. “Chamam de ‘indecisos, enrustidos, etc’. O que era considerado normal na Grécia e Roma antiga, hoje sofre ataques de todos os lados. Precisamos respeitar, incluir e dar visibilidade enquanto bissexual“, pontua.

Para combater o preconceito, ele diz que é necessário algumas medidas como, por exemplo, suspender o alvará de funcionamento de qualquer estabelecimento que pratique LGBTfobia, após uma rigorosa auditoria por parte do poder público

Suas propostas ainda incluem a geração de empregos, inclusão e igualdade de gênero. “Garantindo acesso no mercado de trabalho, que vai desde conversar com empresários até proporcionar qualificação”, afirma Nélio, que é um dos entrevistados no especial “Eleições 2022” do Gay Blog BR.

Nélio Fonsêca (Foto: Reprodução)

Confira na íntegra a entrevista com Nélio Fonsêca

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional? 

Nélio Fonsêca: Sou consultor empresarial, somando mais de 1000 atendimentos para desenvolver pequenos e médios negócios e responsável por atrair mais de 100 investimentos para Pernambuco. Sou professor universitário, ambientalista, palestrante dos ODS do PNUD da ONU, empresário do Porto Digital, onde apoio o Porto+ que visa inclusão LGBTQIA + no mercado de trabalho.

GB: O que motivou a se candidatar?

Nélio: Sou candidato a Deputado Federal escolhido pelo Coletivo Pernambuco Sustentável, formado por representantes de diversos segmentos sociais e minorias, ambientais, empresariais e de categorias profissionais.

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser uma candidatura abertamente LGBTQ?

Nélio: Preconceitos onde os outros candidatos tentam associar pautas e fake news para prejudicar/manchar nossa proposta, coletivo e história.  

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBTQ+?

Nélio: Sim! Gerar empregos, inclusão e igualdade de gênero. Garantindo acesso no mercado de trabalho, que vai desde conversar com empresários até proporcionar qualificação! 

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Nélio: Suspender o alvará de funcionamento de qualquer estabelecimento que pratique homofobia, após uma rigorosa auditoria por parte do poder público. Também é necessário casas de acolhimento com apoio psicológico e jurídico. 

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Nélio: Excelente! Temos que utilizar todos os métodos disponíveis  de prevenção, além de criar campanhas publicitárias para combater o preconceito, principalmente, mostrando que pessoas que vivem com HIV podem ter uma vida normal desde que se mantenham no tratamento.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Nélio: Péssimo!

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos

Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)