GAY BLOG BR by SCRUFF

O ex-jogador Richarlyson se declarou bissexual em entrevista ao podcast “Nos Armários dos Vestiários”, série jornalística da Globo sobre machismo e homofobia no futebol. O ex-atleta falou abertamente sobre sua sexualidade pela primeira vez e disse não acreditar que isso vá contribuir no combate à discriminação contra pessoas LGBTQIA+.

Richarlyson (Foto: Joe Giddens/ Getty Images)

A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: ‘Richarlyson é bissexual’. E o meme já vem pronto. Dirão: ‘Nossa, mas jura? Eu nem imaginava’. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada”, pontuou ele.

O ex-atleta se tornou o primeiro jogador com passagem pela Série A do Campeonato Brasileiro e pela Seleção Brasileira a se declarar não heterossexual. Aos 39 anos, Richarlyson se aposentou no ano passado após se destacar em clubes como São Paulo (2005-2010) e Atlético Mineiro (2011-2014).

Atualmente Richarlyson é comentarista de esporte da Globo (Foto: Reprodução/ Instagram)

Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver se realmente vai melhorar, porque é esse o meu questionamento”, disse o ex-atleta.

O ex-jogador disse que sempre conviveu com preconceito na carreira e que percebia um peso diferente nas críticas quando ele jogava mal: “Todo dia eu tinha que mostrar algo diferente, e isso sempre falei. Um erro meu era peso cinco. Me atacavam mesmo, parecia uma matilha de lobos. E eu sabia, nunca fui craque, nunca fui tecnicamente incrível, mas era inteligente de saber o que eu poderia fazer para sempre estar à frente dos demais”.

(Foto: Reprodução/ Instagram)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)