Neste sábado (23), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) recebe o espetáculo “ATRAQUE”, protagonizado por artistas trans do universo Ballroom da cidade. A apresentação combina dança, performance, moda e audiovisual e é realizada pela House of Mamba Negra, com entrada gratuita.

A programação do dia inicia às 14h com uma oficina e treino aberto de New Way conduzido pela Imperatriz Gabe Mamba Negra. Às 16h ocorre a sessão do espetáculo, que contará com audiodescrição. O evento se encerra às 17h com uma conversa com a equipe, acessível em Libras.

Incentivo à reflexão
“ATRAQUE” busca explorar os princípios históricos, estéticos e comunitários do vogue, transformando o palco em um espaço de confronto e pertencimento. A proposta é apresentar a cultura Ballroom como um território de experimentação, expressão e resistência, destacando gestos, poses e coreografias que refletem a vivência da comunidade.
A cultura Ballroom, base do espetáculo, é marcada por competições em dança, moda e performance, como o voguing, e oferece um senso de pertencimento e apoio social para pessoas em situação de marginalidade ou exclusão.
Segundo Patfudyda, diretora artística do projeto, a performance busca projetar cenas que questionam o imaginário do que poderia ser uma peça Ballroom, sem pretensão de abarcar toda a complexidade da cultura. “Esse espetáculo não pretende responder ou dar conta de toda a imensidão de uma cultura criada por corpos urgentes, mas ser uma das possíveis criações de mundos”, ressalta.

Artistas como Kali Mamba Negra e Bida Saro destacam que o espetáculo provoca a plateia por meio de tensão, surpresa e interação, estimulando o interesse do público e a curiosidade sobre os limites da performance. “A obra é naturalmente convidativa pela forma como provoca e instiga. As trocas no palco chamam atenção e a surpresa tem sido um dos elementos-chave da performance. O público não sabe o que esperar, e é nesse momento que conseguimos despertar aquela inquietação de querer saber mais, de descobrir até onde vai esse ‘atraque’”, diz Saro.
“ATRAQUE” é realizado com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço
Data: 23 de agosto (sábado)
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Programação:
- 14h às 15h30 – Oficina / Treino aberto de New Way com Imperatriz Gabe Mamba Negra
- 16h – Espetáculo “ATRAQUE” (sessão com audiodescrição)
- 17h às 17h30 – Conversa com a equipe (acessível em Libras)
Entrada gratuita (sujeito à lotação)
Ficha técnica
Realização: House of Mamba Negra
Direção geral: Wallace Ferreira / Patfudyda
Produção executiva: Mario Netto / Germanetto
Direção de movimento: Allenkr Soares
Performance: Idra Maria, Kali, Leona Mamba Negra, Gabe Arnaudin, Laxxota e Shade Arruda
Design e operação de som: Bida Sarô
Figurino: Idra Maria, Kali e Germanetto
Adereços: Azre Maria Tarântula Mamba Negra
Violinista: Gabe Arnaudin
Hairstyle: Shade Arruda
Identidade Visual: Renan Graccowvisk
Iluminadora: Dafne Rufino
Produção e Formação de plateia: Nana Rosas
Assistente de produção: Isadora Maria
Parceria: Quafá Produções
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.




