GAY BLOG BR by SCRUFF

Persona criada pelo ator Paulo Reis, Helena Black, a drag queen contadora de histórias, leva seu encanto às Casas de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o conto de fadas contemporâneo “A Princesa e a Costureira”. A história do livro de Janaína Leslão foge do convencional, sendo fundamental na discussão do respeito à diversidade.

As apresentações são uma continuação do projeto “Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias”, que Helena Black apresenta desde 2017. As próximas contações de histórias ocorrem na Casa de Cultura Raul Seixas (04/06, às 11h, e 08/06, às 15h), Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão (04/06, às 16h), Casa de Cultura Municipal de Guaianases (17/06, às 14h) e Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó (22/06, às 14h).

Helena Black (Foto: Andressa Santos)

O livro “A Princesa e a Costureira” conta a história de Cíntia, uma princesa que foi prometida em casamento ao príncipe Febo, desde que nasceu. No entanto, devido a um encantamento de sua Fada Madrinha, Cíntia só poderia se casar com seu amor verdadeiro, que lhe seria revelado assim que essa pessoa tocasse em suas costas. Prestes a se casar, ela se vê apaixonada por quem tecia o seu vestido de casamento.

Na versão contada pela drag queen, ela própria assume o papel da Fada Madrinha e narra a história, estimulando as crianças a refletirem sobre valores fundamentais nas relações humanas, como respeito, amor e empatia. “Nesse ato reside a magia, o encanto de presenciar a relação de troca e respeito na interação das crianças com o lúdico. É urgente que esse convívio com a literatura e com a diversidade chegue à periferia, que haja estímulo à possibilidade de sonhar e de acreditar que é possível ocupar seu espaço por meio da leitura e do diálogo“, declara Helena Black.

É possível acessar o imagético tanto para quem conta como para quem ouve a história. A leitura e a imaginação, se cultivadas desde a primeira infância, possibilita a transformação, tão essencial nesse momento de intolerância e agressividade com o diferente“, finaliza a drag queen contadora de histórias.

Helena Black (Foto: Andressa Santos)

Serviço

Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias! – Com Helena Black
Contação de histórias: “A Princesa e a Costureira”
Gratuito | Duração: 40 min | Classificação: Livre (indicação – 4 anos)

4 de junho. Sábado, às 11h
Casa de Cultura Raul Seixas | Rua Murmúrios da Tarde, 211 – José Bonifacio. SP/SP.

4 de junho. Sábado, às 16h
Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão | Praça Oscár da Silva, 110 – Vila Guilherme, SP/SP.

8 de junho. Quarta, às 15h
Casa de Cultura Raul Seixas |Rua Murmúrios da Tarde, 211 – José Bonifacio. SP/SP.

17 de junho. Sexta, às 14h
Casa de Cultura Municipal de Guaianases | Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares. SP/SP.

22 de junho. Quarta, às 14h
Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó | Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó. SP/SP.

Helena Black (Foto: Andressa Santos)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)