Mergulhado na década de 80 para projetar uma visão cor de rosa do futuro, o curta-metragem Os Últimos Românticos do Mundo sai do papel após cinco anos de busca por financiamento e integra a Mostra Competitiva 1 do 28º Festival Mix Brasil.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Narrando o último dia na terra, sob a visão dos apaixonados personagens, interpretados por Carlos Eduardo Ferraz e Mateus Maia, o curta-metragem teve sua estreia na 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro, pouco antes da pandemia interromper as exibições presenciais nas salas de cinema de todo o mundo.

Misturando um caldeirão de referências, que vão de Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988) a Blade Runner (Ridley Scott /1982), o filme venceu 8 prêmios até então, e tem circulado o mundo, em exibições virtuais, a exemplo da estreia internacional, durante o 17º IndieLisboa, em Portugal.

“Talvez seja o filme que eu gostaria de ter visto, bem mais novo, na Sessão da Tarde: uma história de amor, em meio ao fim do mundo, mas com personagens LGBTQ+”, comenta o diretor e roteirista Henrique Arruda, mencionando que a sua influência oitentista vem de sua mãe, dona Marisa, para quem o filme é dedicado.

“Eu cresci consumindo uma década antes da minha por total influência da minha mãe. Até hoje a gente escuta Bonnie Tyler juntos, por exemplo”, conta o diretor, reforçando a importância da figura materna na obra.

“Estamos vivendo tempos de absurda intolerância, e ainda somos o país que mais silencia vidas sexo diversas. Esse filme também dialoga com, geralmente, nossa maior fonte de força e apoio, nossas mães. E esse é um dos nossos objetivos ao longo de nossa circulação, dialogar com elas, seja para agradecer o apoio ou para questionar a opressão”, diz sobre o filme que teve cenas rodadas em Recife, Jaboatão dos Guararapes e em Bonito, interior de Pernambuco.

Os Últimos Românticos do Mundo tem patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (FUNDARPE), Secretaria de Cultura, via 11º FUNCULTURA / AUDIOVISUAL, e produção da Tarrafa Produções e Portela Produções, em parceria com a Filmes de Marte.

Assista ao trailer:

SERVIÇO

Os últimos românticos do mundo
Até 22 de novembro @ Festival MixBrasil
Gratuito
Link direto para o filme.

DIREÇÃO: Henrique Arruda
PAÍS: Brasil (Recife-PE)
ANO: 2020
DURAÇÃO: 23′

Elenco: Mateus Maia, Carlos Eduardo Ferraz, Gilberto Brito, Sóstenes Fonseca, Sharlene Esse, Raquel Simpson, Odilex Lins, Suelanny Carvalho, Andreia Valois
Roteiro: Henrique Arruda
Fotografia: Breno César
Montagem: Sylara Silvério
Som: Catharine Pimentel, Felipe Mago de Andrade
Produção: Anna Andrade, Adriano Portela

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.