‘Varda por Agnès’ tem pré-estreia na Reserva Cultural (SP)

'Varda by Agnès', filme de despedida da cineasta pioneira da nouvelle vague, estreia no Brasil em maio

“Vanguardista porém popular, íntima porém universal, os filmes dela guiaram o caminho. Deste modo, erguida sobre a pirâmide, vigiando a praia de Cannes, jovem e eterna, Agnès Varda será a luz guia inspiradora da 72ª edição do festival”, afirmou o Festival de Cannes em comunicado oficial à imprensa, cujo pôster oficial presta homenagem à cineasta. Agnès faleceu no último dia 29 aos 90 anos, vítima de câncer.

Nascida na Bélgica e radicada na França, Varda teve seus filmes selecionados pelo Festival de Cannes em 13 ocasiões. Ela também integrou o júri da mostra em 2005 e presidiu o prêmio Camera d’Or em 2013.

O último filme da cineasta, Varda by Agnès, chega aos cinemas brasileiros em maio. No longa, idealizado inicialmente para a TV, a cineasta fala com o público sobre processos de criação e compartilha suas experiências como realizadora no meio cinematográfico.

Varda dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denominava de “cine-writing”, espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções, revisando seus 64 anos de carreira.

PRÉ-ESTREIA “VARDA POR AGNÈS”
29 de abril às 19h50
Cinema Reserva Cultural
Avenida Paulista, 900 – São Paulo, SP
Sessão será seguida de debate e contará com a presença de Renata Almeida, Bárbara Paz, Luiza Pécora e medição de Maria do Rosário Caetano.
Ingressos já a venda

Com informações de G1, El País e HuffPost