Lançado pelo selo “Blacktape”, já está disponível no YouTube, e em todas as plataformas digitais, “Balacobaco – Up and Down”, o novo single da banda baiana Quabales, que reuniu pela primeira vez as cantoras Preta Gil Daniela Mercury em uma parceria musical.

“A galera agita e grita, Balacubaco essência do amor” diz a letra de “Balacobaco – Up and Down”, canção escrita e produzida por Marivaldo dos Santos, o artista baiano radicado em Nova Iorque, onde integra há 23 anos o elenco do consagrado espetáculo off-Broadway “STOMP!”, e que há oito anos resolveu criar no bairro onde nasceu, Nordeste de Amaralina, o projeto socioeducativo Quabales.

Preta Gil Daniela Mercury fazem parte do time de incentivadores do projeto e foram as primeiras convidadas por Marivaldo para gravar uma das canções que estarão no álbum “Essa é a Bahia”, que o Quabales lançará em 2020.

Segundo Marivaldo, “Balacobaco” é uma mistura do “pagodão” baiano com o hip hop e música eletrônica em uma linguagem original, universal e dançante.  “É o paredão dentro do gueto, fiz essa mistura que tem em sua letra uma parte em  inglês “modificado”, precisamos falar com o mundo e espalhar nosso som e essência do amor. É uma música de linguagem diferente, dançante e performática” completa o autor.

As cantoras dividiram os vocais da canção com os integrantes da banda Quabales, Vitor Portella e Carol Caroline e, juntos com Marivaldo dos Santos, gravaram o videoclipe no próprio Centro Cultural do projeto em Salvador. Dirigido por Chico Kertész e produzido pela Macaco Gordo, o video mostra a essência e a força da banda performática e percussiva que mistura diversas linguagens, instrumentos inusitados e muita personalidade sonora e visual.

“Sou grande admiradora do trabalho de Marivaldo, um baiano que ganhou o mundo e tocou com grandes artistas como Sting, Lauryn Hill e Paul Simon, mas que faz o maior esforço para devolver a sua gente aquilo que a vida lhe deu e ensinou. Cantar ao lado de Daniela e dos artistas do projeto na minha Bahia querida é um grande presente. Daniela é para mim uma grande referência artística, que me inspira com sua força e expressão. Quero ver o Quabales ganhar o mundo e inspirar muitas pessoas, não é mais uma música, mais um projeto, é um projeto social genuíno feito de sonho, muito trabalho e suor. Quabales é um exemplo que merece todo nosso apoio e aplausos ” afirma Preta Gil.

“Eu amo o Quabales, já fiz várias apresentações com eles. Carol Caroline é uma cantora talentosíssima e junto com Vítor Portella e os demais músicos fazem um time rico em talento. Marivaldo dos Santos cria, coreografa e produz as faixas musicais do Quabales com grande originalidade e beleza cênica. Conheço e acompanho o trabalho de Marivaldo desde de antes do Quabales nascer e adoro a proposta do grupo. Quando ouvi “Balacobaco” tive vontade de gravar e então veio a ideia de cantar junto com Preta e eu achei maravilhoso. A música está poderosa e diferente de tudo!!! Tenho certeza que é um sucesso. É muito importante reforçar o trabalho do Quabales pela riqueza musical e beleza das performances e pelo trabalho social que tem iluminado a vida de muitos jovens do Nordeste de Amaralina. O mundo tem que conhecer o Quabales e estamos juntos nessa música e na vida para isso!” ressalta Daniela Mercury.

“Balacobaco – Up And Down” – Quabales reúne Preta Gil e Daniela Mercury em videoclipe e gravação
“Balacobaco – Up And Down” – Quabales reúne Preta Gil e Daniela Mercury em videoclipe e gravação. Foto: divulgação

QuaBales – Um projeto artístico com propósito, educar e expandir os horizontes.

Quabales é fruto do sonho do baiano Marivaldo, que nasceu e se criou no Nordeste de Amaralina. Mais que um grupo artístico de canto, percussão e performance, que já se apresentou em todo o Brasil, incluindo o Rock in Rio em 2017 no palco Sunset, Estados Unidos e Europa, Quabales é principalmente um projeto social, que atende mais de 350 alunos, entre 03 e 87 anos de idade, onde participam de aulas de violão, canto, percussão performática, dança, capoeira, robótica, ingles, design gráfico, vídeo, fotografía e reforço escolar.

“A ideia do Quabales é abrir portas e proporcionar, a quem participa, a experiência de aprender a se expressar e expandir seus horizontes tendo acesso à informação. Eu nasci no Nordeste de Amaralina e resolvi compartilhar com a comunidade muito do que aprendi e acredito, mas não estou só, somos muitos nessa corrente” diz Marivaldo.

Esse sonho não seria possível se não fossem os inúmeros padrinhos e madrinhas que colaboraram com doações, divulgação e parcerias,  e que viabilizam a manutenção desta importante iniciativa que tem na música seu principal veículo de transformação, conexão e expansão.