GAY BLOG BR by SCRUFF

Com patrocínio de Natura Musical, estreia primeiro álbum de “Os Amantes”, trio formado pelos paraenses Jaloo e o duo Strobo – Leo Chermont (guitarra) e Arthur Kunz (bateria e programações). Além do álbum, com dez faixas, a banda também lança o clipe da faixa “Cotijuba”.

“Quando começamos a criar, ficou evidente que a gente não soava como ‘Jaloo’ ou ‘Strobo’ (apesar de lembrar um pouco cada um de nós). Então eu falei: ‘gente, é um filho de nós 3!’, (risos)”, conta Jaloo. “Um filho feito com amor”, completa.

Leo concorda e observa que tudo no projeto tem caráter de novidade. “É uma dinâmica nova, que inspira uma busca por novos caminhos artísticos para a gente. Isso naturalmente embarcou nós três na ideia de desconstruir o som que cada um faz normalmente, com objetivo de buscar a construção de uma coisa nova”, diz o guitarrista.

Jaloo conta sobre alguns de seus discos favoritos que vêm à mente quando fala de Os Amantes: “Transa, do Caetano, A Todo Vapor, da Gal Costa, tudo da Maria Bethânia, Os Mutantes… É uma viagem imaginar como esse pessoal que marcou uma época de ouro usaria hoje os samples, programações sonoras, sintetizadores virtuais”, especula o castanhalense. “É legal tirar o foco da gente”, emenda.

“Eu não trabalhava com ninguém antigamente. A gay era louca, só trabalhava sozinha, mas uma vontade gigante de tirar o foco de mim começou a bater. Mudei isso com o FT (que é um disco de colaborações). Os Amantes dá continuidade a isso de um jeito que eu amo e com certeza me orgulho muito de como saiu o projeto”, conta Jaloo.

O baterista Arthur Kunz aponta que a parceria tem ares de relacionamento amoroso em todos os níveis. “Os Amantes é como um namoro: às vezes vem alguém que consegue extrair o nosso melhor. Assim como o Strobo, Jaloo também vive uma busca constante de sonoridade. Essa união traz leveza para nossa vida e pro nosso som”, diz.

Para Leo Chermont, é muito sobre mudar o holofote de lugar. “Tirar da minha cabeça e colocar em um ideal, um propósito”, diz. “Sentimos que Os Amantes veio para oxigenar a nossa carreira e trazer uma sensação de férias do Strobo. Nos sentimos felizes por viver esse momento com uma pessoa incrível como o Jaloo”, pontua o guitarrista.

TRACKS

“Colchão” traz na prática o que foi descrito nos dois parágrafos anteriores. “Linda” cai como uma luva no som de quem quer dançar e se divertir com música paraense e latinidades. “Ninguém”, segundo Leo Chermont, é uma música para ouvir de mãos dadas. “Cotijuba” é a preferida do baterista Arthur Kunz e uma das deliciosas referências diretas ao Pará, estado de origem dos músicos.

Cotijuba

A faixa, cujo videoclipe vem a público no mesmo dia que o álbum completo, nasceu de uma coincidência curiosa. Enquanto falavam sobre a ilha paradisíaca que fica a cerca de 22km da capital Belém, Os Amantes perceberam que nenhum dos três havia visitado o local ainda.

“O Pará é gigantesco. É como se fosse um país dentro de um estado. São muitos lugares pra visitar, parece até impossível conhecer tudo. A música foi surgindo a partir dessa conversa e fomos gravar o clipe lá. São imagens da nossa nossa 1ª vez em Cotijuba! (risos) Foi um prazer imenso documentar o caso de amor entre Jaloo e Strobo nesse lugar extraordinário que também é conhecido como ‘Ilha do Amor’”, lembra Jaloo.

A parte musical do single música tem um quê de lambada, música brasileira tropical e brega raiz. Jaloo conta que “Cotijuba” é um misto de referências musicais do Pará com a versatilidade dos três músicos. “É uma ‘salada’ musical que mistura várias das nossas performances”, diz.

E não foi só o vídeo de “Cotijuba” que Os Amantes gravaram perto de casa. Os clipes de “Linda”, “Bye!” e “Batismo”, outras músicas do disco, também foram gravados no estado de origem dos integrantes.

“Não tinha outro lugar pra gravar esses clipes: Os Amantes bebe de muitas fontes da música paraense, mais do que Jaloo ou Strobo fazem em suas carreiras. Queremos mostrar o Pará”, comenta o cantor Jaloo, que é natural de Castanhal.

Natura Musical

O disco dos “Os Amantes” faz parte do projeto que foi selecionado pelo edital Natura Musical por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 69 projetos até 2020, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.

“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

SERVIÇO

Os Amantes, banda formada por Jaloo e Strobo, lança o disco “Os Amantes”
Onde ouvir: Todas as plataformas digitais
Onde assistir aos clipes: YouTube

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.