GAY BLOG BR by SCRUFF

Em comemoração a liberdade no amor e ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, o “pagodeiro poc” João Rosa lançou, na última sexta-feira, 11, o single “Quando amor encontra o Orgulho”. A faixa é a última de um projeto de 4 músicas que teve como primeiro lançamento a música “Amar Sem Sentir Culpa”. Segundo Rosa, de 24 anos, a proposta do projeto é retratar a sua vivência como LGBTQIA+ em um projeto de pagode e samba.

“Em um momento tão difícil do nosso país, onde o ódio ocupa tantos espaços, acho que nós, artistas LGBTQIA+, tem que ocupar o máximo de espaços possíveis, com nossas vivências, o nosso amor, o nosso orgulho, e o Junho LGBT+ serve pra dar visibilidade pra gente nesse sentido. No meu caso dentro do pagode e do samba, mas acho que em todos os espaços possíveis”, relata João Rosa.

João compõe suas as próprias músicas. Para ele, reunir a vivência de um LGBT+ nas letras de pagode e samba trata-se de expressar sua identidade: “Eu me sinto mais confortável em desenvolver meu trabalho dentro desse universo, porque acho que o samba e o pagode são os estilos que eu mais escuto e tenho mais referência. No entanto, como a nossa vivência é pouco abordada, isso abre espaço para as LGBTs que, como eu, sempre amaram o estilo, mas não se sentiam representadas nas letras das canções. O relacionamento LGBT é como qualquer outro: tem desentendimentos, inseguranças, carinho e amor. E a ideia é justamente abordar essas questões nas minhas músicas, mostrando as dores e as delícias de ser LGBT+ de diferentes formas”, aponta o cantor.

João Rosa lança single sobre orgulho e liberdade no amor
João Rosa lança single sobre orgulho e liberdade no amor – Divulgação

RAÍZES

O talento musical de Rosa vem de família: o pagodeiro é irmão do Karan Cavallero, um dos integrantes da banda Atitude 67, do grande sucesso “Cerveja de Garrafa”. João Rosa, que aprendeu a tocar cavaquinho aos 14 anos, conta que desde cedo já respirava música, com os ensaios que aconteciam na garagem de sua casa.

O pagodeiro é campo-grandense e com 16 anos já se apresentava nas casas de shows da cidade. Mas sua carreira foi interrompida após se mudar para São Paulo, onde estudou Ciências Sociais e onde, hoje, faz mestrado em sociologia.

O retorno ao cenário musical surgiu no fim de 2019, quando o artista integrou uma roda de samba aberta e inclusiva voltado às LGBTS. Com a quarentena, ele retornou à sua cidade natal, onde teve a ideia de apostar na carreira artística.

Seus primeiros singles “Amar Sem Sentir Culpa” e “Tô Correndo de Briga”, e “Tô torcendo para ser Dengue” somados, já contam com mais de 70 mil streams no Spotify e mais de 50 mil visualizações no Youtube. Ambos exaltam a diversidade, trazendo o afeto LGBT, suas dores e sua vivência. ‘Poc pagodeira’, como se define nas redes sociais, João Rosa divulga seu trabalho e também canta músicas do universo LGBT em ritmo de pagode.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.