This article is also available in: English Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

No ano de 1993, Kurt Cobain e sua banda, Nirvana, fizeram uma amizade com uma drag queen que já despontava em sua carreira nas noites de Nova Iorque, nos Estados Unidos: RuPaul. Um registro muito famoso dessa amizade foi tirada durante a celebração do MTV Awards.

RuPaul e Nirvana: conheça a história por trás da foto no MTV Awards
Dave Grohl, RuPaul, Cobain, Courtney Love e Krist Novoselic – Reprodução

Outra coisa que chama a atenção, é a altura das pessoas na foto. Dave Grohl tem 1,83m, RuPaul 1,93 (sem salto), Kurt tinha 1,75 e Krist Novoselic tem 2,01m.

Em uma entrevista a AV Club, RuPaul explica como tudo aconteceu: “Eu literalmente encontrei [os membros do Nirvana] no tapete vermelho do MTV Awards e o Kurt Cobain me disse: ‘Saiba que nós fomos ver uma apresentação sua em Seattle, mas você já tinha feito o show e saiu na hora em que chegamos’. Porque foi uma daquelas apresentações em que acho que eu poderia ter chegado às 10 ou algo do tipo”.

Na época, o preconceito com a cultura drag era bem maior do que hoje e, segundo a Far Out Magazine, algumas pessoas “escolhiam” não apreciar a arte da RuPaul. No entanto, os membros do Nirvana não pensavam assim.

“Essas crianças [do Nirvana] vêm da mesma mentalidade irreverente, hippie e boêmia que eu venho. Então é claro que eles vão se dirigir ao que estou fazendo. E muitas pessoas não entendem isso. Muitas pessoas não têm esse programa de computador para entender o que é isso, essa irreverência, essa ruptura que é [ser] drag. Muitas pessoas se ofendem com isso. Então Kurt Cobain, Courtney Love e outros garotos da banda adoraram, e você pode ver isso estampado em seus rostos quando eles estão tirando as fotos. Eles não debocharam e nem trataram como piada”.

Dave Grohl, RuPaul segurando a filha de Kurt (Frances) e Cobain Reprodução
Dave Grohl, RuPaul segurando a filha de Kurt (Frances) e Cobain Reprodução

A amizade entre RuPaul e Cobain foi intensa, mesmo que breve. Os membros da banda de rock apareceram como convidados do talk show da RuPaul no VH1 para cantarem a música de natal “We Wish You a Merry Christmas”.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".