“Seguir a luta e o compromisso com a liberdade das pessoas LGBTQI+ de existir neste mundo da maneira que desejarem”. Nas palavras do coletivo Toda Deseo, essa é a tônica da obra SER – experimento para tempos sombrios, em cartaz no Sesc Consolação (São Paulo) até 16 de abril, às segundas e terças, às 20h, no Espaço Beta da unidade.

GAY BLOG BR by SCRUFF
ser corpos
SER – Foto: Thais Andressa

Misturando Butô (expressão corporal artística japonesa) e Vogue (dança moderna surgida nas comunidades afro-americanas), SER traça um paralelo entre a história dos corpos na historiografia do teatro, a formação e criação do universo e o reconhecimento do ser humano enquanto prisma. Em suma, a obra é uma experiência poético-performática sobre o corpo e as suas possibilidades, em defesa da igualdade de todas e todos.

SER é um trabalho solo de Rafael Lucas Bacelar, que convidou Alexandre de Sena (Grupo Espanca) para direção e, juntos, criaram a estrutura cênica que sugere e reconhece outras realidades, formas e significações. Na construção da dramaturgia, para além da linguagem, David Maurity, integrante do coletivo, teve como colaborador Márcio Abreu (companhia brasileira de teatro).

SER - Foto: Thais Andressa
SER – Foto: Thais Andressa

SOBRE A TODA DESEO

A companhia TODA DESEO é um coletivo de artistas fundado em 2013, em Belo Horizonte/ MG. Sua pesquisa é voltada para novas formas de ocupação teatral e para a criação contemporânea a partir de questões relacionadas a identidades de gênero e à orientação sexual.

Entre suas principais realizações estão No Soy Un Maricón (2013), Corpos que não importam (2014), Campeonato Interdrag de Gaymada (2015), Nossa Senhora (2016), Ser – experimento para tempos sombrios (2016) e GLÓRIA (2018)

Mantendo todo seu repertorio ativo, a companhia realiza intercâmbio com múltiplos artistas, como Alexandre de Sena/Espanca!, Raquel Castro, Márcio Abreu/companhia brasileira de teatro, Daniel Toledo/TAZ. Em 2015 e 2016 a companhia recebeu o prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT por sua atuação de destaque em ocupação pública.

Foto: Felipe Chimicatti

SERVIÇO

SER – experimento para tempos sombrios
Com Companhia Toda Deseo
De 11 de março a 16 de abril, segundas e terças, às 20h
Espaço Beta (3º andar)
Não recomendado para menores de 18 anos
R$ 6 a R$ 20

Atuação: Rafael Lucas Bacelar
Direção: Alexandre de Sena
Dramaturgia: David Maurity
Colaboração dramatúrgica e pesquisa: Márcio Abreu
Trilha Sonora: Davi Fonseca e Lucas Oliveira
Coreografia: Gui Augusto
Cenário: Moisés Sena
Técnico de som e luz: Akner Gustavson
Produção: Érica Hoffmann

Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo – SP
Informações: (11) 3234-3000
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela
sescsp.org.br/consolacao
Facebook, Twitter e Instagram: /sescconcolacao

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.