Após dois anos suspensa, Rafaela Silva voltou a disputar um grande campeonato e se tornou, no último sábado (08), bicampeã mundial da categoria até 57kg do judô. Na competição, realizada em Taskhent, no Uzbequistão, ela venceu a japonesa Haruka Funakubo com um waza-ari a 30 segundos do fim da luta.

O segundo título mundial da brasileira veio após nove anos da primeira conquista em 2013, no Rio de Janeiro (RJ). Além de dois ouros em campeonatos mundiais, Rafaela soma três pratas (2011, 2013 e 2017) e mais dois bronzes (ambos em 2019). Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ela foi medalhista de ouro, mas não disputou as Olimpíadas de Tóquio por causa da suspensão por doping.
Durante a execução do Hino Nacional, na cerimônia de premiação, Rafaela apareceu emocionada. “Quando eu vi a lista de inscritos, vi que ia ser uma competição muito dura, muito disputada. Minha categoria tem sempre meninas novas subindo ao pódio. Estou feliz com esse feito, com minha medalha de ouro. Foi a resiliência, a concentração, o foco que eu vim para essa competição com o objetivo de sair daqui com a medalha de ouro e estou feliz porque consegui“, disse a judoca após conquista.
Em 2019, Rafaela foi suspensa por dois anos devido a um caso de doping, perdendo assim, as Olimpíadas de Tóquio. No fim do ano passado, ela retornou aos tatames e, desde então, conquistou grandes resultados: prata no Grand Slam da Hungria; bronze no Grand Slam da Geórgia; e bronze nos Jogos Pan-Americano. Os últimos resultados obtidos a levaram para a sexta posição no ranking mundial de judô.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.