GAY BLOG BR by SCRUFF

O Vasco aproveitou o Mês do Orgulho para colocar seu tradicional escudo, caracterizado com a Cruz de Malta, com as cores do arco-íris ao fundo no dia 21 de junho para apoiar o movimento LGBTQIA+. Segundo o Plantão em Foco, com a foto de perfil, existe um rumor de que o clube lançará uma camisa com as mesmas cores no próximo dia 28, em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

A novidade já era esperada devido as declarações do presidente do Vasco em dezembro de 2020, quando ele disse que teria uma vice-presidência exclusiva para tratar de causas sociais. Chamada de “Responsabilidade Social e História“, ela tem projetos de inclusão do público LGBTQIA+ e de aproximação com a comunidade Barreira do Vasco, que é vizinha ao estádio de São Januário.

No comando da pasta está Horácio Júnior, integrante do grupo político “Vasco do Povo” e figura conhecida por conseguir dialogar até mesmo com correntes oposicionistas. Ele pensa em não só realizar um trabalho em conjunto com as organizadas para excluir cantos homofóbicos nos estádios como também criar uma “Divisão de Equidade de Gênero e Inclusão Social” para acolher qualquer vascaína ou vascaíno que tenha sofrido algum tipo de preconceito dentro das instalações do clube. Além disso, quer gerar empregos internamente, principalmente aos transexuais.

“Queremos fazer uma ação concreta de inclusão. É muito difícil o mercado de trabalho para eles, muita gente tem preconceito. Quero que o Vasco faça um programa específico para essa causa”, declarou Horácio ao UOL Esporte, na época.

Vale lembrar que em março, diversos times de futebol brasileiros se manifestaram favorável ao Dia Nacional do Orgulho LGBT, comemorado no dia 25 daquele mês, incluindo o Botafogo, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e o Santos.  O Flamengo chegou a ressaltar que o Grupo Gay da Bahia registrou 141 mortes por homofobia de janeiro a maio de 2019.

Vasco volta a se posicionar a favor dos LGBTs nas redes sociais
Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"